Feira dos Oborós homenageia o Candomblé Angola
Carioca de São Cristóvão, Janaina Monteiro já nasceu em berço de axé.
Sua mãe carnal, Indiara de Yansã, é Yalorixá e sempre lhe mostrou as maravilhas dos Orixás.
Iniciada aos 6 anos de idade para Ossaim, o Senhor das folhas, Ìyá Janaina sempre teve vontade de agregar o povo de santo em um grande evento, tanto que em 2017 criou a 1ª Edição da Feira dos Oborós, na Praça General Rondon, em Duque de Caxias.
A partir daí, só parou em 2020, durante a pandemia do novo coronavírus.
Em 2022, a Feira dos Oborós foi realizada na quadra da Escola de Samba Acadêmicos do Grande Rio, campeã do carnaval do Rio de Janeiro com o enredo ‘Fala, Majeté! As Sete chaves de Exu!’ que mostrou de fato na Avenida quem é Exu, um dos Orixás mais louvados das religiões de matriz africana.
Sempre levando a Feira para grandes espaços, neste ano de 2023,
Ìyá Janaina e toda a produção decidiram levar o evento para a quadra do Grêmio Recreativo Escola de Samba Lins Imperial. Entre muitas atrações, lideranças do Candomblé Bantu, de Angola e Congo serão homenageados.
Um dos homenageados será o Tat’etu Sajemi ia Lembra, do Inzo Lemba Bojinã Junsa, grande expoente do Axé Tumba Junsara.
Super emocionada, Ìyá Janaina fala da sua felicidade em poder unir o povo de axé em um evento e destaca o show do Afoxé Orin Layó:
“Estou muito feliz por poder favorecer alegria ao povo de axé, pois o objetivo principal da Feira dos Oborós é promover uma grande reunião do povo das religiões de matriz africana. Teremos homenagens a vários líderes religiosos da Nação Angola e também uma maravilhosa apresentação do Afoxé Orin Layó. Aproveito o momento para agradecer o apoio das instituições religiosas e culturais que abrilhantam esse evento, onde todos são bem vindos!”
Sakidila Mbuntu Ngola! (Louvada seja a Nação Angola!)
Aueto!
Serviço:
Feira dos Oborós, domingo, dia 05 de fevereiro, de 9h às 19h, na quadra do Grêmio Recreativo Escola de Samba Lins Imperial. Rua Lins de Vasconcelos, 623/RJ.
Comments