Feira dos Oborós homenageia Mãe Maria de Ṣàngó
Evento tem show de danças, exposição de arte e gastronomia
A Feira dos Oborós é um evento que tem como diretriz homenagear as tradições culturais e religiosas que compõem os cultos de matriz africana. No entanto, essa Feira também é um sucesso nas apresentações de danças afro e na superexposição de artes e gastronomia.
Em abril, a Feira homenageou a etnia Jeje. Dentre muitos representantes dessa Nação, estiveram presentes o Príncipe beniense Nuplome Abou Bakar, Naandoji Índia do Bogun e Ogan Buda de Bobosa do Seja Húnde.
No próximo domingo, 23 de julho, a Feira dos Oborós homenageará a Ìyálórìṣà Maria de Ṣàngó, ícone da Nação Ẹ̀fọ̀n, dirigente do Ilé Ògún Ànawẹji Ìgbẹlè Ni Oman (Àṣẹ Olóròkè - Pantanal), em Duque de Caxias. O Ilé foi fundado em 1938 pelo Sr. Cristóvão do Ògúnjà, em Salvador, sendo transferido para o Rio de Janeiro na década de 1950.
Feliz em ser homenageada, Mãe Maria fala de amor e respeito ao sagrado:
“Estou muito feliz em ser homenageada na Feira dos Oborós, pois sinto que é uma oportunidade única dos Orixás. Sou grata e acredito na força do amor e no respeito ao sagrado”.
A idealizadora da Feira dos Oborós, a Ìyálórìṣà Janaina de Ọ̀sányìn, também radiante, falou das atrações dessa edição:
“Teremos uma programação bem movimentada, como a apresentação dos Ogans do Àṣẹ Pantanal, do Grupo Àwúre Mirim, do Afoxé Orin Layó e encerraremos com um grupo de festas juninas”.
Lààyè Ìfẹ́ àti bọ̀wọ̀ fún mímọ́!
(Viva o amor e o respeito ao sagrado!)
Axé!
Serviço:
Feira dos Oborós Homenageia Mãe Maria de Ṣàngó. Neste domingo, 23 de julho, às 10h. Rua Francisco Real, 365, Padre Miguel / RJ.
Foto divulgação da Feira dos Oborós: Mãe Maria de Ṣàngó
Comments