Eventos destacam a cultura afro-brasileira e ações de cidadania e resistência
Foto: exaltação a ancestralidade – arte Pai Paulo de Oxalá
Encontros também combatem a intolerância e o preconceito
Nesta sexta-feira, 22 de novembro, a partir das 9h, na sede da OABRJ, no centro do Rio, acontece a entrega do Marco Afro Cidadania e Diversidade para diversos líderes religiosos que participaram, em 2024, do Programa de Enriquecimento Cultural e Social em Cidadania. Este Marco Afro visa identificar e enaltecer Terreiros, Projetos e Empresas afro-brasileiras comprometidas com ações sociais e culturais.
A cerimônia contará com apresentações musicais dos curimbeiros Tião Casemiro e José Carlos de Oxóssi. O evento é idealizado pelo Instituto Axé Mulher, com apoio da Coordenadoria da Diversidade Religiosa, Melodias de Terreiros da família Átila Nunes, G20 e OAB, e tem como objetivo promover o aprimoramento, o aprendizado coletivo e a redução das desigualdades, combatendo o preconceito étnico-religioso. A celebração acontece a partir das 9h, na OABRJ - Plenário Evandro Lins e Silva, Av. Marechal Câmara, 150 – RJ.
Evento 1º Novembro Afro-Brasileiro
Na sexta-feira, 29 de novembro, a partir das 10h, na sede da Prefeitura do Rio, acontece o 1º Novembro Afro-Brasileiro, que tem como objetivo mostrar a importância do Povo Preto e evidenciar que não há fundamento na perseguição às religiões de matriz africana e aos povos originários.
O evento contará com atrações musicais de Tião Casemiro, Zé Carlos de Oxóssi e Samba Lapa Zé, além de apresentações de dança teatral do Grupo Lumiar Axé Mulher, conduzidas por Luciana Brito. Também haverá rodas de conversa com ativistas e promotores culturais, bem como uma feira de literatura de Axé e expositores.
Promovido pela Coordenadoria da Diversidade Religiosa, o evento tem o apoio da Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Cultura, Coordenadoria da Igualdade Racial, Automotiva, Fórum de Cozinhas Solidárias do RJ, Instituto Axé Mulher, Awo e Melodias de Terreiros. O evento acontece na sede da Prefeitura do Rio, a partir das 10h.
Ṣe àjọyọ̀ Òrìṣà ni àtúnrí àwọn gbọ̀gbọ̀ irú wa! (Celebrar Orixá, é reencontrar as nossas raízes!)
Axé para todos!
Comments