Engenhão recebe a 3ª edição do Encontro Povo de Axé
Foto: Pai Rodrigo de Òṣàgiyán, Ìyá Élida de Ọya e Xirê no Engenhão - divulgação
Evento exibe atrações e destaca a força das mulheres
Criado no intuito de enaltecer as religiões de matriz africana, o Movimento Awo realizará neste sábado, 18 de maio das 15h às 20H, a 3ª edição do Encontro Povo de Axé, que acontecerá no galpão do Engenhão.
A direção e a coordenação do evento, é do Pai Rodrigo de Òṣàgiyán, junto com a Ìyá Élida de Ọya.
Pai Rodrigo promete atrações surpresas, e destaca as homenagens as mulheres
“Estamos produzindo um belo espetáculo, por isso teremos atrações surpresas, que certamente encantará o povo de axé. Estamos todos muito felizes, pois nesta edição as homenagens serão dedicadas as mulheres. Queremos exaltar o poder feminino. Então, decidimos homenagear mulheres que levam o poder da cultura afro em suas veias, como por exemplo, a Rainha de bateria da Portela Bianca Monteiro, que representa esse poder a frente de uma comunidade. Também vamos homenagear a mãe Regina da Encarnação com sua tradicional barraca de acarajé representando todas as baianas de acarajé que levam o sustento para suas casas, através dos maravilhosos quitutes de origem africana. E mais, teremos também outras personalidades femininas que serão homenageadas.
Quero ainda dizer que durante o evento, o nosso grupo musical ‘Awo’ fará uma grande homenagem aos Pretos Velhos, e logo depois teremos apresentação do grupo musical ‘Povo da Lyra’ sobre a coordenação de mãe Manu da Oxum, que fará homenageará as Entidades de Umbanda. Em seguida finalizaremos com o nosso tradicional ‘Xirê ketu’, onde celebraremos as grandes mães, a vida e a união do povo de axé. E para encerra com chave de ouro e em grande estilo, nós faremos aquele ‘samba de roda’ que só o nosso povo sabe fazer”.
A ni gbéraga lati wa Òrìṣà! (Temos orgulho de ser de Orixá!)
Axé!
Comments