top of page
Buscar
Foto do escritorPaulo de Oxalá

Em Genebra, lideranças denunciam violência contra a fé e os direitos humanos no Brasil


Um grupo de religiosos de matriz africana, ativistas de direitos humanos e representantes e líderes indígenas do Brasil desembarcaram em Genebra, na Suíça, para participarem das reuniões da avaliação bienal do Comitê pela Eliminação da Discriminação Racial e Direitos Humanos da ONU (CERD).


Um dos objetivos principais da equipe é denunciar o elevado número de violência sofrida pelos adeptos dos Terreiros de Umbanda e de Candomblé, no Brasil.

Segundo o Bàbálórìṣà Adailton Moreira, sucessor da saudosa Ìyálórìṣà Beata de Yemọja, fundadora do tradicional terreiro Ilê Omijuarô da Baixada Fluminense, os casos de intolerância e racismo religioso não param de crescer por omissão do poder público:

“Há omissão e impunidade dos agentes públicos que não impedem as violações dos terreiros. Estamos aqui para provocar o Estado brasileiro a cumprir as medidas relacionadas a questões de direitos humanos que não estão sendo respeitadas. Nós constatamos que não há punição para os crimes. Casas e lideranças são violentadas com agressão ou constrangimento público e as instituições não fazem valer os direitos das vítimas.”

Além de Pai Adailton, integrantes do Ilê Omolu e Oxum, da Renafro, do Ilê Axé Omi Ogun Siwaju, da Ong Criola, da Ong Geledés, da Anistia Internacional, da Comunidade Bahá'í, lideranças, militantes e ativistas também estão participando das reuniões, com pautas sobre denúncias de racismo religioso, genocídio, população negra, insegurança alimentar, encarceramento em massa, fechamento dos espaços cívicos, políticas de austeridade, ataque aos direitos humanos, saúde, sexualidade das mulheres negras, direito das populações lgbtqi+p e direitos quilombolas. Todos estão determinados a fazer com que o Estado brasileiro cumpra com os tratados internacionais por direitos humanos.


Mú òfin rànlọ́wọ́ fun wọpọ̀!

(Cumprir a lei é ajudar o coletivo!)


Axé!


14 visualizações0 comentário

Comments


WhatsApp-icon.png
bottom of page