Demerson D’Alvaro que interpretou Exu na Grande Rio, fala sobre exposição do MAR
Exposição 'Laroyê, Grande Rio' começa nesta sexta-feira, (15)
O ator Demerson D’Alvaro entrou para a história do carnaval ao interpretar Exu, o Orixá dos caminhos e da comunicação, no enredo da Grande Rio, ‘Fala, Majeté! Sete chaves de Exu’.
Demerson que foi um dos trunfos do desfile campeão no carnaval de 2022, falou sobre a felicidade de ver o enredo ganhar espaço no Museu de Arte do Rio, em uma exposição que começa nesta sexta-feira, 15 de dezembro.
“É maravilhoso ver o nosso desfile, que foi potente falando sobre Exu como mensagem, virar exposição no MAR. Foi um desfile lindo que de fato merece ser mostrado não só no Brasil, mas também fora. Quem não viu na Sapucaí, ou na TV, agora poderá apreciar as maravilhosas fotos. Essa amostra do desfile também colabora na luta contra o preconceito, e contra a intolerância religiosa, que é um mal que assola não só aqui, mas em todo o mundo, nós vemos intolerância religiosa.
Fico muito feliz, e agradeço a Grande Rio, e ao próprio Orixá Exu, a oportunidade de tê-lo interpretado, pois esse momento foi um marco e um divisor de águas na minha vida. Na exposição, as pessoas vão poder ver de perto, a roupa, o cabelo, as peças que usei na apresentação, vivenciar a emoção daquele desfile, e entender a força de Exu”. Avalia Demerson D’Alvaro.
A mostra “Laroyê, Grande Rio” vai ocupar o Museu de Arte do Rio entre os dias 15 de dezembro a 3 de março de 2024 e promete fazer o público reviver as alegrias que levaram a Grande Rio a fabulosa premiação.
A curadoria da exposição é de Leonardo Antan, Luise Campos e Thomas Reis, que exibirão peças que foram para a Avenida, como fantasias, esculturas e elementos cenográficos e alegóricos, além de contar com a obra de artistas convidados que serviram de inspiração para o trabalho dos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora. Nomes como Mulambo, Cety Soledade, Guilherme Kid e Ju Angelino também fazem parte da amostra.
O projeto conta com fomento da Secretaria de Cultura municipal do Rio de Janeiro, por meio do FOCA e é realizado pelo coletivo Carnavalize. A inauguração da exposição será no dia 15 de dezembro, a partir das 16 horas, com show da bateria e diversos segmentos da Grande Rio.
Ẹni tí ní Èṣù báwo òrẹ́ ní gbogbo. (Quem tem Exu como amigo, tem tudo.)
Láaròyè!
Axé!
Serviço:
Exposição ‘Laroyê, Grande Rio’ no Museu de Arte do Rio - MAR. Abertura nesta sexta-feira, 15 de dezembro às 16h. O show da Grande Rio será às 18h. Praça Mauá, n.5 /RJ.
Foto: Dermerson D’Alvaro e o MAR – Pai Paulo de Oxalá
Comentários