Debates e eventos marcam a Semana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa
Celebrações acontecerão de 16 a 21 de janeiro
Com a produção e a realização do CEAP, CCIR e apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima da Prefeitura do Rio, as celebrações pela Semana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa acontecerão entre os dias 16 e 21 de janeiro, tendo como tema principal a “Democracia, Liberdade Religiosa e Direitos Humanos”. O principal objetivo visa promover o diálogo e fortalecer a tolerância, combater o preconceito e a liberdade da coexistência pacífica entre as diferentes religiões. Em todos os encontros, a pauta sobre intolerância religiosa será tratada como um desafio, pois os estudos mostram o crescimento de casos contra comunidades religiosas minoritárias.
No Centro Cultural Justiça Federal-CCJF, serão realizadas mesas de debates nos dias 16, 17, 18 e 19 que abordarão os seguintes temas: instrumentos e técnicas de limpeza de espaços públicos com oferendas; a ancestralidade de matriz africana e o meio ambiente; o lançamento do Painel de Dados do Índice de Desenvolvimento Integral dos Povos e Comunidades Tradicionais; a Pequena África pelo Islamismo; a Umbanda, o Catolicismo e o Candomblé; I Mostra Internacional de Documentários sobre Liberdade Religiosa e Direitos Humanos; Exibições de documentários e painéis de discussão com cineastas, ativistas dos direitos humanos, líderes religiosos e acadêmicos, entre outros.
O Babalawô Ivanir dos Santos, Interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR), exalta a importância desse momento:
"A Semana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa é uma das ações importantes dos trabalhos desenvolvidos pela CCIR e pelo CEAP. Neste ano, mais uma vez, o caráter internacional vem mostrar a importância da expansão das lutas e dos debates em defesa da liberdade religiosa, da pluralidade, da diversidade e contra a intolerância religiosa".
Segundo Leonardo Mattos de Xangô, da Assessoria para Povos e Comunidades Tradicionais e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima da Prefeitura do Rio, o objetivo das comemorações é relacionar o meio ambiente à promoção da liberdade religiosa.
Àìrọ́jú jẹ èrò làìsìn ìmọ̀. (Preconceito é opinião sem conhecimento).
Axé!
Serviço:
Agenda do CEAP e CCIR:
Mesas de debates no Centro Cultural Justiça Federal-CCJF, nos dias 16, 17, 18 e 19 de janeiro, a partir das 14h. Av. Rio Branco, 241, Centro, Rio de Janeiro/RJ.
No dia 20, a partir de 15h30, na Glória - Lançamento do Circuito Ubuntu que acontecerá no Monumento a São Sebastião, na Praça Luís de Camões (Glória), com roda de samba do Sambastião, roda de conversa no combate ao racismo e intolerância religiosa.
No dia 21, da 10h as 20h, em Madureira - Projeto "Cantando a gente se entende”. Festival Cultural Inter-religioso, no Parque de Madureira, com shows e apresentações culturais, aberto ao público. Rua Soares Caldeira, 115, Madureira/RJ.
Mais informações: www.ccirbrasil.com.br/semana21
Agenda da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima da Prefeitura do Rio:
Dia 17, quarta-feira, às 18h30 - Lançamento do Painel de Dados do Índice de Desenvolvimento Integral dos Povos e Comunidades Tradicionais - INDEPIT RIO e do relatório em parceria com o Escritório de Dados da Prefeitura do Rio. (Atividade com debate). Às 19h Mostra de Cinema: ‘Iroko, a Árvore Sagrada’, em parceria com o Núcleo de Estudos em Grafia e Herança Africana - NEGHA do Departamento de Geografia da UFRJ. (Atividade com debate). No Centro de Justiça Federal, Centro. Av. Rio Branco, 241, Centro, Rio de Janeiro/RJ.
Dia 18, quinta-feira às 16h - Capacitação em “Instrumentos e técnicas de limpeza de espaços públicos com oferendas” para equipes da Comlurb e da SMAC. Tema: Oferendas, manejo e reaproveitamento com Mãe Flavia Pinto (Casa do Perdão), Ya Jacqueline de Obá (Ile Ase Omi Bain), Ya Katiuscia de Yemanjá (Terreiro Obá Labí), Rafael Ogunbenikan (Instituto Mojubaxé e Quilombo Social Carolina Maria de Jesus). Às 18h, lançamento do Encontro Nacional de Umbanda ICMU RJ 2024 em parceria com o Instituto Internacional Carta Magna da Umbanda e posse da diretoria da instituição.
Dia 19, sexta-feira, às 16h - Capacitação em “Instrumentos e técnicas de limpeza de espaços públicos com oferendas” para equipes da Comlurb e da SMAC. Tema: A ancestralidade de matriz africana e o meio ambiente com: Ya Dolores Lima (CETRAB), Luis Eduardo Oliveira - Negrogun (CEDINEPIR), Mãe Celina de Xangô (Centro Cultural Pequena África). Às 17h45, lançamento do “Selo Rio Mais Sustentável de Desenvolvimento Integral” para certificar atividades que já são marcadas pela redução de práticas danosas ao meio ambiente e, também, para as que se comprometem em implementá-las. Às 18h, Mostra de Cinema - Documentário: Sepetiba e a Rainha do Mar (30’) em parceria com a Comissão Organizadora Presente à Yemanjá em Sepetiba por ocasião dos seus 30 anos em 2024. (Atividade com debate).
Dia 20, sábado, às 16h - Debate: A Pequena África pelo Islamismo, a Umbanda, o Catolicismo e o Candomblé, intersecções com: Haida (Islamismo), Gangazauangi (Candomblé e Umbanda) e Frei Roger (Catolicismo). Às 17h30, lançamento do número 24 da Revista do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro sobre o Cais do Valongo - Patrimônio Mundial e a Pequena África, em parceria com a SMAC. (Atividade com debate).
Celebrações no Parque Madureira - Rua Soares Caldeira, 115, Madureira, Rio de Janeiro/RJ:
Dia 20, sábado, às 10h - Lançamento e plantio do Bosque Ancestral, em parceria com a Caminhada pela Liberdade Religiosa do Parque Madureira. (Ponto de encontro: em frente aos aros olímpicos).
Dia 21, domingo, das 9h às 18h - Hortas Ancestrais - Exposição e apresentação do programa ao público na Feira do Festival Inter-religioso “Cantando a gente se entende”.
Redes Sociais - @meioambienteclima.rio (instagram)
Dia 21, domingo, às 9h - Lançamento da cartilha “Kosi Omi, Kosi Orisa”, no âmbito da Coletânea “Meio Ambiente dos Povos Tradicionais de Matriz Africana” organizada pela SMAC e em parceria com o Kwe Ceja Oya Igbale, Ifa Wade e Ile Ase Idasile Ode/CETRAB.
A Semana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa será aberta no dia 16 de janeiro de 2024, a partir das 17h, no Centro Cultural da Justiça Federal, com a participação do Prof. Dr. Babalawo Ivanir dos Santos e representações da UNESCO.
Foto: harmonia religiosa - reprodução
Comments