Cortejo da Tia Ciata exalta Zumbi dos Palmares

Considerada a grande precursora do gênero musical mais tocado do país, Hilária Batista de Almeida, ou Tia Ciata como era conhecida, sempre será lembrada quando o assunto for o samba e também sobre a cultura afro.
Tia Ciata foi uma Yalorixá (Mãe de santo) e uma ótima quituteira que promovia encontros de músicos e cantores em sua casa, próxima à Praça Onze. Foi num desses encontros que Donga teria cantado “Pelo Telefone” e que viria a ser o primeiro samba gravado em disco. Este fato consagrou essas reuniões que passaram a fazer parte da rotina dos compositores da época.
Para preservar todo o legado de Tia Ciata, Gracy Mary Moreira, filha de Buci Moreira e bisneta de Tia Ciata, promove eventos, fóruns, oficinas e tudo que possa perpetuar a importante contribuição cultural de sua Bisavó.
Gracy está muito feliz com seu trabalho e comemora a volta do ‘Cortejo da Tia Ciata’, que estava sem acontecer devido a pandemia da covid-19.
“Foram dois anos muito tristes para todos! Nós que trabalhamos com cultura sentimos demais, porém graças aos Orixás estamos de volta com o ‘Cortejo da Tia Ciata’, que neste ano vem magnífico e repleto de atrações!
Eu e o Sandro Lucena coordenamos o Cortejo que começa com um esquenta, com as participações dos grupos: Batuke de Ciata, Baianas, Baque da Mata, Baque da Seda, Capoeira Show Casa da Tia Ciata, Cia de Mystérios e Novidades, Escambo das Artes, Escola de Meste Sala e Porta Bandeiras, Filhos e Filhas de Gandhi, Fina Batucada, Lemi Ayò, Mestre Riko, Mestre Dionizio, Mestre Mauricio Soares, Mestre Kotoquinho, Maracutaia, Papo Coletivo, Pimpolhos da Grande Rio, Rio Maracatu, Rancho da Praça Onze Klezmer Carioca, Samba da Cabaça e Tambores de Olokum.
A saída será às 12h, do próximo domingo, dia 20 de novembro, do Terreirinho da Ciata que fica no Centro de Artes Calouste Gulbenkian na Rua Benedito Hipólito. A partir daí, caminhamos com a escultura lúdica de Tia Ciata, criada pelo Sandro Lucena, pela Rua de Santana, Av. Presidente Vargas, indo de encontro para saudações ao busto de Zumbi dos Palmares. Depois, retornamos ao Terreirinho da Ciata, onde acontecerá uma confraternização com a famosa ‘Roda de Samba da Cabaça’, que encerrará o evento”.
Láàyè Zumbi! Láàyè Tia Ciata! (Salve Zumbi! Salve Tia Ciata!)
Axé!
Serviço: ‘Cortejo da Tia Ciata’, concentração às 10h, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian - Rua Benedito Hipólito 125, Praça Onze/RJ.
Comments