top of page
Buscar
Foto do escritorPaulo de Oxalá

Corpus Christi tem festas para Oxóssi e tapete de sal Inter-religioso


Foto: Corpus Christi e Oxóssi reprodução - web

 


Instituto Inter-religioso Religare realiza encontro na Catedral do Rio

 

No intuito de preservar a tradição dos antigos africanos que ajudaram na formação do Candomblé aqui, no Brasil, grandes terreiros, como Ilé Àṣẹ Òpó Àfọ̀njá, Engenho Velho e Gantois comemoram Oxóssi no dia de Corpus Christi. Essa relação com o ritual católico, que representa o alimento espiritual ou "Corpo de Cristo", tem como finalidade comemorar o alimento proporcionado por aquele Orixá.

 

 

Corpus Christi surgiu no século XIII, quando a Igreja Católica sentiu a necessidade de reforçar a presença de Cristo no pão consagrado. As procissões pelas ruas são tradições e são organizadas todos os anos pelas igrejas. Nessa ocasião, muitas paróquias confeccionam os tapetes de Corpus Christi ou tapetes de sal, que contém temas devocionais com desenhos que fazem alusão à figura de Cristo, do pão e do cálice.

 

 

Já a festa a Oxóssi (o Orixá da caça, responsável pela fartura e alimentação do ser humano) tem como propósito celebrar o alimento, a fartura e a prosperidade. Sendo assim, ambos rituais enaltecem o sustento do corpo e da alma.

Neste dia, o terreiro é enfeitado com bandeirolas e Ojóbó búlúù (laços na cor azul). O Orixá Caçador sairá incorporado em um filho do seu ilé mímọ́ (quarto sagrado), com suas vestimentas ritualísticas e dançará majestosamente o Àgẹ̀rẹ̀ (toque litúrgico). Como Oxóssi é o Orixá da fartura, ao final do Àjọ̀ (festa), muita comida será servida a todos, no intuito de celebrar e agradecer o amparo do grande provedor de alimentos do mundo.

 

 

 

Tapete ecumênico


Fotos: Tapete inter-religioso Instituto Religare

 

 Pelo 5º ano consecutivo, o Instituto Expo Religião, agora Instituto Inter-religioso Religare, irá participar do Tapete de Sal na Catedral do Rio de Janeiro.

 

O Tapete começará a ser confeccionado às 5 horas. O desenho será sobre a paz entre as religiões e participarão 28 Lideranças do Instituto Religare.

 

Na opinião da Presidente do Instituto Inter-religioso Religare, a jornalista Luzia Lacerda, esse encontro é de suma importância, pois estreita os laços e incentiva o diálogo e a paz entre as religiões.

“É um exercício de cidadania e exemplo de convivência e respeito. Quando pensamos nessa possibilidade e o Cardeal Dom Orani João Tempesta, não só autorizou, mas é um grande incentivador, sabíamos que a resposta seria positiva, como tem sido até hoje. A procura do diálogo com os religiosos é grande, e isso nos faz feliz, pois somente o conhecimento e o diálogo podem levar à paz”.

 

 

Segundo Luzia, para participar da celebração e confecção do tapete inter-religioso, estão confirmadas as presenças de católicos, judeus, muçulmanos, harekrishnas, budistas, espíritas, representantes das religiões de matriz africana, catimbozeiros, pajelantes, xamãs, bahá'ís, ciganos, maçons e evangélicos.

 

 

 

A origem do Àgẹ̀rẹ̀ de Ọ̀ṣọ́ọ̀sí

 

Àgẹ̀rẹ̀ era o Ìlù (tambor) de louvação a Ọ̀ṣọ́ọ̀sí, que aqui, no Brasil, foi transformado em nome de toque de atabaque para esse Òrìṣà. Esse tambor era tocado pelos àwọn Onílù (dominadores ou batedores de Ìlù), que reverenciavam os àwọn ọdẹ (os caçadores) com Títéré, que era uma batida lenta e cadenciada, em que o caçador dançava imitando o Ẹranko Ìfosókè (pulo de animal).

 

O Àgẹ̀rẹ̀ é originário da cidade de Ìkijà, lugar da real origem de Ọ̀ṣọ́wasì (o guarda noturno popular), que ficou conhecido como Ọ̀ṣọ́ọ̀sí, quando o seu culto foi levado pelos yorubás Arò para a cidade de Kétu, onde o Alákétu o instituiu como Òrìṣà Arákétu (Orixá do povo de Kétu).

 

Como em nosso país chegaram africanos yorubás, fons e de outras etnias, os ritos e costumes se mesclaram e o Àgẹ̀rẹ̀ se tornou um toque para Oxóssi, que aqui é tocado em Àtabakè (atabaque), instrumento do povo fon. Os yorubás tocavam o Ìlù.

 

Kíkí Ọ̀ṣọ́ọ̀sí ọkùnrin alagbára pé gbọ̀n igbó!

(Salve Oxóssi, o homem forte que sacode a floresta!)

Òkè Àró! 

 

 

 

Serviço: Festas de Oxóssi e Tapete Inter-religioso

 

Festa de Oxóssi, sob a direção de Mãe Sara de Ọbalúwáiyé. Hoje, às 9h. Rua Assis Vasconcelos 385, Abolição /RJ.

 

Àjọ̀ Ọ̀ṣọ́ọ̀sí (Festa de Oxóssi) no Ilé Àṣẹ Bàbá Mi Ògún Méjèjè Lóde Ìré - Àṣẹ Pavuna sob a direção do Bàbálórìṣà Luciano Castro – Pai Kil de Ọ̀ṣọ́ọ̀sí. Hoje, às 17h. Rua Apolo 601, Pavuna / RJ.

 

Àgẹ̀rẹ̀ (Agueré)-Ọ̀ṣọ́ọ̀sí no Ilé Àṣẹ Omi Oyin Ògiyán do Pai Anderson de Òṣàgiyán. Hoje, às 17h. Rua Léa, 280, Parque Santana – Piabetá – Magé /RJ.

 

 

Tapete Inter-religioso do Instituto Religare. Para os que quiserem ajudar na confecção do tapete, podem chegar às 5h da manhã. Para a celebração a chegada será ás 10h. Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro.  Av. República do Chile, 245 – Centro/RJ.

 

 

 

Fontes: textos culturais e pesquisa de Pai Paulo de Oxalá / release sobre tapete de sal do Instituto Inter-religioso Religare / agenda de festas do Portal Agen Afro

 


 

 

17 visualizações0 comentário

Comentários


WhatsApp-icon.png
bottom of page