Com o apoio da TV Globo, 17ª Caminhada reivindica liberdade religiosa
17ª Caminhada em Copacabana - divulgação
Arcebispo budista, Correia Nitiyuu, participa da Caminhada em 15 de setembro
Com o propósito de chamar a atenção da sociedade e do poder público para a luta contra o preconceito e a intolerância religiosa, a já conhecida Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, que tradicionalmente acontece no 3º domingo do mês de setembro, realiza, neste ano, sua 17ª edição. O evento acontece no dia 15 de setembro e tem concentração às 10h, no Posto 5 de Copacabana, e é organizado pela CCIR — Comissão de Combate à Intolerância Religiosa. Conta com o apoio de diversas instituições religiosas e também da TV Globo.
Durante o trajeto da caminhada, acontecem apresentações de grupos culturais e falas de representantes de segmentos religiosos.
Um desses representantes é o arcebispo do budismo no Brasil, o monge Correia Nitiyuu, que estará presente na Caminhada de Copacabana com uma delegação da Catedral Budista Nikkyoji, de SP. Do Rio, estarão presentes integrantes do Templo Hoshoji e do templo de Itaguaí. Todos eles são do Budismo Primordial.
Budistas - divulgação
O arcebispo do budismo no Brasil, Correia Nitiyuu, falou da importância de participar da luta pela liberdade religiosa:
"A importância desse encontro é a oportunidade de cada religião mostrar o seu melhor e deixar claro aos fiéis e simpatizantes que não há espaço para intolerância, não há espaço para o ódio. Nosso lema budista é: 'Eu vos respeito profundamente, de maneira nenhuma vos desprezo, isso justamente porque vós todos, ao praticardes o caminho da compaixão, certamente atingireis a iluminação'. Namumyouhourenguekyou", atesta o arcebispo, monge Correia Nitiyuu.
A Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa se consolidou ao longo dos anos como um marco na promoção da união, respeito e diversidade religiosa. O evento não é apenas uma reivindicação pela paz religiosa, mas também uma celebração vibrante da riqueza das diferentes manifestações de fé que compõem o diversificado coletivo religioso do Brasil.
Todos são convidados a participar dos atos em prol da liberdade religiosa, que inspira momentos de reflexão, promove encontros e trocas de saberes, e reafirma o compromisso das leis brasileiras que garantem que todas as crenças possam coexistir em harmonia.
Lààyè ìgbábọ́! Lààyè òmìnira ẹlẹ́sìn!
(Viva a fé! Viva a liberdade religiosa!)
Axé!
Comentarios