top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaulo de Oxalá

Cerimônia do ‘Prêmio Escritas Pretas’ acontecerá no Museu do Amanhã


A Ancestralidade, por meio de seus Griôs e Candaces, Helena Theodoro, Elê Semog, Carlos de Asumpção, Geni Guimarães, Lia Vieira, Miriam Alves e seus Curadores Alberto Rodrigues (Flisgo) e Elisabete Nascimento, anuncia a Primeira Edição do Prêmio Escritas Pretas e a Cerimônia Oficial de nascimento do Quilombo Literário, ABL Pretas e Originárias (Aquilombamento Brasileiro de Letras e Artes Pretas e Originárias) como uma árvore frondosa, um Baobá, cujas sementes foram plantadas pelo suor de mãos e pés pretos e originários, cujos “passos vêm de longe”. O Prêmio Escritas Pretas será laureado, no dia 31 de Julho de 2022, às 14h, no Museu do Amanhã, a escritores, escritoras, personalidades e instituições que desenvolvem ações literárias, acadêmicas e culturais antirracistas inspiradoras. A premiação tem como o objetivo principal, reconhecer a produção literária descentralizada de expoentes da cena literária, artística e cultural, bem como promover a visibilidade dos protagonismos pautados na implementação das leis 10639-03 e 11645-08. São 16 categorias divididas em duas modalidades: As Escrevivências - que contemplam as produções literárias; e os Aquilombamentos - que contemplam as movimentações literárias e suas diversidades. A estatueta, por inspiração na árvore Baobá, foi esculpida em madeira pelo o artista plástico gonçalense Kleber Marques. Neste ano a estatueta recebe o nome da Dra. Helena Theodoro, em reconhecimento ao protagonismo desta exímia escritora e acadêmica.


Além do Prêmio Escritas Pretas, acontecerá o anúncio oficial da formação do Aquilombamento Brasileiro de Letras e Artes Pretas e Originárias, cuja estrutura é composta por seis Conselhos; um deles é o Conselho das Candaces Helena Theodoro, Geni Guimarães, Miriam Alves, Lia Vieira. No presente momento, aguardamos o aceite da ilustre Conceição Evaristo, tendo em vista a sua inegável importância na produção literária preto brasileira, ainda mais, pelo fato da mesma ter sido rejeitada pela ABL. Nesse primeiro momento, por ser um projeto em construção, uma obra aberta, serão anunciadas apenas as cadeiras do território do Rio de Janeiro, contudo os curadores Alberto Rodrigues e a Dra. Elisabete Nascimento, que compõem o Conselho de Curadoria, afirmam que encontram-se contemplados, nos diferentes Conselhos do Aquilombamento, escritores, artistas, intelectuais de todo Brasil, de países africanos de língua portuguesa e escritores afrodiaspóricos. Conforme seus organizadores, os princípios suleadores da ABL Pretas e Originárias e a premiação visam romper com a ideia de entronização de prestígio e privilégio das academias de letras eurocentradas. Busca-se quebrar com as hierarquizações e compreender os Acadêmicos e Conselheiros como protagonistas/proponentes de políticas públicas em torno da leitura e da escrita. A mesma surge da urgência em promover a visibilidade dos expoentes das letras pretas e originárias, de promover políticas públicas para a formação de leitores e escritores jovens, adultos e crianças, bem como contribuir para a visibilidade de novos talentos num diálogo contínuo entre os acadêmicos “cujos passos vêm de longe” e a sociedade civil. Cabe destacar que um dos parceiros de práticas de aquilombamentos é o Museu do Amanhã, que no ano de 2017, foi ocupado por uma intensa programação dedicada a tornar visível as matrizes africanas que compõem a trama complexa e extensa da nossa sociedade. O Museu está localizado no Cais do Valongo que, na ocasião, era um território candidato ao título de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO; título já laureado há cinco anos. Este ano, com uma parceria, o Museu do Amanhã abriga três eventos: a primeira edição do Prêmio Escritas Pretas (31/07), a Cerimônia da ABLPretas e Originárias(31/07) e Vivências do Tempo- Matrizes africanas( 29 e 30/07), em parceria com o FISGO/Festival Literário de São Gonçalo.


Kíkí àwọn ésà! (Salve os ancestrais!)


Axé!


Serviço:


Programação de domingo, 31/07 (Premiação) 14h - Credenciamento 15h - Cerimônia da ABL Pretas e Originárias 16h - Abertura do Prêmio Escritas Pretas 18h - Encerramento Traje: Afro Gala ( ou seja, seu melhor traje) Informações pelos telefones: (21) 99283-9424 / Alberto Rodrigues (21) 97242-2345 / Elisabete Nascimento E-mail: escritaspretas@gmail.com Obs.: apresentação do comprovante de vacinação e uso obrigatório de máscara.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp-icon.png
bottom of page