Candomblé chora por Pai Renato de Obaluaiyê
Faleceu hoje, em sua residência em Bonsucesso, no Rio de Janeiro, Renato Rodrigues, conhecido como Pai Renato de Obaluaiyê.
O amor pelos Orixás começou aos 7 anos de idade e, desde então, Pai Renato não parou mais. Sua obrigação de 21 anos foi dada por Pai Niberto de Oxóssi de Salvador. Ativo, participava de tudo que dizia respeito às religiões de matriz africana e colaborava com todos que estivessem em luta pelas nossas tradições.
Coordenou e participou de vários “Presentes para Yemanjá”, no Rio de Janeiro como: Sepetiba, Ilha do Governador e Mercadão de Madureira.
Grandes eventos e festivais também tiveram sua presença como locutor oficial, junto com sua irmã de santo, Mãe Mirian de Oyá.
Pai Renato também abrilhantava com muita garra na “Caminhada contra a Intolerância Religiosa”, em Copacabana.
Pai Renato completaria 61 anos, no dia 20 de agosto e entra para a história do Candomblé como um sacerdote atento e presente.
Inconsolável, Mãe Mirian falou do legado e da saudade: “Renato de Obaluaiyê, meu irmão, deixa uma lacuna em nossa religião. É uma perda irreparável, pois sua dedicação era constante. Abria suas portas para todos. Grandes decisões da religião foram tomadas na casa do Pai Renato. Recentemente, em plena pandemia, Renato se mobilizou para ajudar muitos irmãos que estavam em dificuldades. Fez várias lives. Tenho orgulho de ser irmã de axé desse grande guerreiro.”
Também desolado e muito emotivo, Pai Serginho de Oxaguian, quase não conseguia falar do amigo: “Estou sem chão, mas tenho certeza da importância e da grandeza que foi o trabalho de Pai Renato”.
Eu, Paulo e Oxalá, só tenho que te agradecer, Renato, pois você sempre me apoiou em tudo. Em março de 2018, você abraçou minha ideia do ato religioso “De Exu a Oxalá, um Àkàsà pela Paz” e cedeu o Ilé de Jagun para uma grande reunião com várias lideranças. Esse era você: solícito e muito dedicado ao sagrado. Um grande amigo.
O Candomblé perdeu o irmão, o amigo, o pai, a sua presença física. Estamos tristes, mas Olódùmarè, com certeza, está te recebendo como um ser de muita luz.
Kí ìfẹ́ Ọlọ́run ṣẹ! (Seja feita a vontade de Deus!)
Bình luận