Encontros fortalecem a 16ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa no Rio
Evento acontece neste domingo, na praia de Copacabana
Diante do cenário atual de aumento dos casos de intolerância religiosa em todo o país, o Rio de Janeiro vem promovendo uma série de atividades e encontros para trazer à reflexão o combate à intolerância religiosa, particularmente contra as religiões de matriz africana e indígena, essas ações têm como propósito a promoção do diálogo e do respeito à diversidade religiosa e ao sagrado de todas as religiões.
"Por isso, convocamos as comunidades e grupos religiosos para que participem e se engajem no processo de construção de um pais melhor, antirracista, para que as pessoas possam ter o seu direito à escolha do credo e a liberdade religiosa assegurados”, destacou o Bàbáláwo (Babalaô) Ivanir dos Santos, que é interlocutor da CCIR-Comissão de Combate a Intolerância Religiosa.
No início de setembro, nos dias 1 e 2 de setembro, aconteceu em Campos dos Goytacazes, na Região Norte Fluminense do Estado do Rio de Janeiro, o Fórum Inter-Religioso ‘Caminhando a Gente se Entende’. O encontro foi marcado pela presença de diversos credos, que se encontraram para debater a intolerância religiosa. O encontro foi no realizado no UENF e Museu Histórico de Campos dos Goytacazes.
"Mais ação e menos falação. Bora trabalhar", declarou Totinho Capoeira, da Superintendência da Igualdade Racial do Munícipio de Campos.
O Município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, também congrega que o respeito é a base para unir diferentes segmentos religiosos, e realizaram no domingo, 3 de setembro, a 10ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa em Niterói e Municípios vizinhos. Um legítimo reencontro para troca de aprendizados, experiências, solidariedades e acima de tudo, o respeito mútuo.
Estes Fórum, encontros e caminhadas não apenas celebraram a riqueza da diversidade religiosa, mas também lançaram bases para a ação conjunta da construção de um Estado Laico, buscando assegurar que todos tenham o direito fundamental de exercer sua fé sem restrições injustas. Outro grande objetivo dos encontros, foi fortalecer o comparecimento a 16ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, na praia de Copacabana, que é um dos maiores encontros religiosos do país.
A Caminhada acontece neste domingo, 17 de setembro, a partir das 10h, com concentração no Posto 5, da Praia de Copacabana. O evento é organizado Comissão de Combate à Intolerância Religiosa - CCIR e o Centro de Articulação de Populações Marginalizadas - CEAP. No decorrer de todo o trajeto, apresentações de grupos culturais e de grupos religiosos, até às 17h. Concentração no Posto 5, a partir das 10h.
Mãe Mirian e Pai Nando
A Ìyálórìṣà (Yalorixá) Mirian de Ọya, apresentadora oficial da caminhada, destaca o respeito pela fé!
“Seria tão bom, que não precisamos fazer uma caminhada a cada ano, para defender a nossa fé. Mas, como ainda estamos distantes de um real respeito, a caminhada se faz necessária, para mostrarmos a nossa indignação mediante aos inúmeros casos de intolerância por todo o país. Então, eu convido a todos! Venham, neste dia 17, para esse grandioso momento coletivo de liberdade de fé!”
O Bàbálórìṣà (Babalorixá) Nando de Òṣàgiyán que também apresenta a caminhada, fala da força da voz da fé!
“Sempre digo que é uma honra poder estar ao lado de Mãe Mirian dando voz ao nosso povo. Eu creio na força da voz, e ninguém vai calar a nossa voz, que daqui de Copacabana ganha o mundo pedindo respeito e paz por todas as religiões!”.
O grande propósito de todos os religiosos, é assegurar que o respeito prevaleça sobre a intolerância, a ignorância e o preconceito. Afinal, o direito à fé, é um dos pilares da democracia. Convidamos a todos com:
Amém, Shalom, Aleluia, Salamaleico, Namastê, Assim Seja, e:
Viva a liberdade religiosa!
Axééé!!!
Fonte: CCIR
Foto: Caminhada de Magé/RJ-acervo CCIR
Comments