Buscar
  • Paulo de Oxalá

Caminhada em Campo Grande reivindica respeito à diversidade religiosa


Neste sábado, 06 de agosto, acontece a 6ª edição da ‘Caminhada da Diversidade Religiosa da Zona Oeste’, liderada pelo MIRZO (Movimento Inter Religioso da Zona Oeste), sob a presidência da Sra. Lindalva Cabral.


A 1ª Caminhada aconteceu em 2017 por meio do grupo " Tudo numa coisa só ". Ao saber de inúmeros casos de intolerância religiosa no Estado do Rio de Janeiro, o grupo resolveu conversar com o CEBI (Centro de Estudos Bíblicos) e decidiu fazer uma reunião com representantes de vários seguimentos religiosos. O objetivo era contribuir a favor do respeito pela diversidade religiosa. Esta reunião aconteceu na Praça Rosária Trota em Campo Grande – RJ onde estavam: um judeu, um evangélico, um umbandista, um candomblecista e um católico, com a presença de mais de 70 pessoas ligadas a essas religiões.


A Caminhada foi sugerida pelo católico Tobias, com o nome: ‘Caminhada da Diversidade Religiosa da Zona Oeste’. Tudo foi documentado pela Sra. Lindalva, com o aval da CCIR (Comissão de Combate a Intolerância Religiosa).


Devido à pandemia do novo coronavírus, nos últimos dois anos, a ‘Caminhada’ foi realizada de forma virtual.


Mãe Flávia de Oxum, coordenadora do Presente de Yemanjá de Sepetiba, que participa da divulgação da Caminhada, diz que estar de volta às ruas de forma presencial é motivo de comemoração:

“É maravilhoso estar de volta às ruas, para mostrar que é somente com respeito a fé alheia é que se constrói uma sociedade mais humana, livre do racismo religioso e de toda violência empregada nele. Nós bem sabemos e queremos mostrar que nenhum discurso de ódio pode ser maior que o amor e o respeito à diversidade. Seja você de qual religião for, ou até mesmo não possuir religião, venha conosco, participe com a gente, pois te daremos as mãos e caminharemos juntos!”

Ìbọ̀wọ̀ níkan ìlubọlẹ̀ gbún àti ìṣẹ́gun àlàáfíà!

(Só o respeito derrota a intolerância e conquista a paz!)

Axé!


Serviço:

Início (concentração e atrações), a partir das 10h, na Praça da Paróquia Nossa Senhora do Desterro em Campo Grande/RJ.

Apresentadores do Evento:

A Umbandista e Presidente do MIRZO Lindalva Cabral, o Pastor Evangélico Ismael Lopes e a Candomblecista e Apẹ̀tẹ̀bí Ètemí Flávia de Ọ̀ṣun.

Atrações religiosas culturais:

Cantores católicos e evangélicos

Apresentação do CBIR

Coral

Mateus Católico

Apresentação das Mariamas

Oficina de Lambe Lambe (Coletivo Esperançar)

Final com um show de roda e cânticos pra Exu com a dupla, Rosa Amarela


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp-icon.png