top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaulo de Oxalá

Bàbálórìṣà Sergio Pina fala com carinho da Ẹkẹdi Larissa de Lógun (Anitta)


Ela nasceu Larissa Machado e se tornou ‘Anitta’, uma das cantoras mais importantes da atualidade. Anitta tem como religião o Candomblé, e tem cargo de Ẹkẹdi no Ilé ÀṣẹỌdẹ Omi Tútù, dirigido pelo Bàbálórìṣà Sergio Pina de Ọ̀ṣọ́ọ̀sí, do Àṣẹ Bámgbóṣé.


Expressando carinho, Pai Sergio falou sobre o cargo de Anita para o nosso blog.

“Conheço a família e a Ẹkẹdi Larissa, há muitos anos. O pai dela é iniciado para Ṣàngó e o irmão, para Òṣàgiyán.

Ẹkẹdi Larissa é de Lógun Ẹ̀dẹ e foi confirmada como Ajoié de Ọ̀ṣọ́ọ̀sí em 2017. Ajoié é a denominação do cargo que usamos no Àṣẹ que equivale a Ẹkẹdi. Como toda Ẹkẹdi ou Ajoié, assim como os demais àwọn ọmọ Òrìṣà (filhos de santo), ela tem a plena consciência de que quando está no Ilé Òrìṣà (Casa de Santo-Orixá), a profissão está fora do ambiente, e quem está ali é a filha de santo exercendo suas funções e obrigações com o Ilé Òrìṣà. Mãe Larissa ou Ẹkẹdi Larissa, como é tratada por todos do Ẹgbẹ́ (Comunidade de Terreiro), é respeitosa e muito atenta com o Òrìṣà. A atenção, o carinho e o amor ao Òrìṣà é o atributo principal de uma Ẹkẹdi, e isso é marcante em Mãe Larissa. Eu reconheço o esforço dela, e vejo que ela só não faz mais devido à falta de tempo”. Enfatizou Pai Sergio.


Autêntica, Anitta sempre fala e se mostra fiel ao Candomblé e suas tradições. Sobre recentes especulações na imprensa a cerca de sua religiosidade, Anitta foi enfática ao responder que fala abertamente que é candomblecista, Ẹkẹdi, e que repudia qualquer tipo de intolerância religiosa.


Ìyá Maria Moreira, esposa do Grande Mestre Bángbàlà, é Ẹkẹdi e falou da importância do cargo e elogiou Anitta por se manifestar publicamente em prol do Candomblé.

“Ẹkẹdi é uma mãe que depois do Bàbálórìṣà, Ìyálórìṣà e Ogans, cuida de todos no Ẹgbẹ́. A responsabilidade de uma Ẹkẹdi não se restringe apenas a secar o rosto de suor dos àwọn ọmọ (filhos) quando incorporados com o Òrìṣà. Uma Ẹkẹdi cuida das roupas do Terreiro, verifica se as quartinhas estão com água, varre, organiza festas e tantas outras responsabilidades. Uma Ẹkẹdi tem que ter humildade, pé no chão e, por isso parabenizo a Ẹkẹdi Larissa, por todos esses compromissos no Terreiro. Fora dele ela é a Anitta, essa cantora de sucesso que defende a sua fé. Parabenizo também o Pai Sergio Pina que instrui as nossas tradições a Ẹkẹdi Larissa. Peço a benção aos dois”.

A ìgbéraga fun ìgbàgbọ́ tí mú lọ àwa àwọn Òrìṣà!

(Nos orgulhamos da fé que nos levou aos Orixás!)


Axé!



304 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp-icon.png
bottom of page