Ato pela paz acontece aos pés do Cristo Redentor
Solenidade promove a paz e o respeito entre os povos
Sejam por desentendimentos religiosos, interesses políticos e econômicos, disputas territoriais ou rivalidades étnicas, as guerras são violentas brigas armadas, que matam e destroem populações em diversas partes do planeta.
Segundo dados do Our World in Data, o mundo tem 28 conflitos acontecendo, sendo 10, em forma de guerras sangrentas. O que resulta em 91 mil mortes diretas a cada período de ano, incluindo 131 mil por causas indiretas, como falta de alimentos, serviços de saúde e infraestrutura, e com mais de 10 mil crianças morrendo também, como consequência direta dos combates.
É muito sangue inocente derramado, uma verdadeira catástrofe humana, onde os interesses passam por cima de qualquer sentimento do direito à vida.
Isso tudo traz um leve desânimo. Porém, não podemos desistir do esforço de buscar a paz e tentar promover diálogos e mediações que visem resolver conflitos e abandonar atitudes e ações violentas.
Esse é o grande desafio: promover a paz!
E foi embasado nesse desafio de promover a paz no mundo que Dom Roque Souza, Padre Fábio Luiz e Padre Nelson Águia (da Comissão Arquidiocesana para o Ecumenismo e o Diálogo Inter Religioso) e o Santuário do Cristo Redentor, sob a diretriz do Padre Omar, irão se reunir, nesta terça-feira, 19 de dezembro, com líderes e sacerdotes de vários segmentos religiosos, em um ato pela paz, aos pés do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. O ato terá a presença de Sua Eminência, o Cardeal Dom Orani Tempesta.
Sendo assim, convidamos a todos que tiverem um tempinho ao longo do dia para se juntarem nessa energia de união e solidariedade com suas orações e mentalizações de paz e amor.
Òṣàlá ki wa bò pẹ̀lú tìrẹ̀ àlàáfíà rẹ òní àti láilái!
(Que Oxalá nos cubra com a sua paz hoje e sempre!)
Axé!
Foto: Paz, Cristo Redentor – divulgação
Comments