Ato no Cristo Redentor destaca a Semana da Diversidade Religiosa
Com tantos fatos de intranquilidade no mundo, só a paz emanada pelo sagrado para acalmar a todos.
E é exatamente a paz que será exaltada na Semana Carioca da Diversidade Religiosa, organizada pela Prefeitura do Rio, através da Coordenadoria Executiva de Diversidade Religiosa, que vai de 16 a 19 de janeiro.
A abertura da programação será nesta segunda-feira, 16 de janeiro, às 10h, na Cidade das Artes. À noite, às 21h, haverá um ato inter-religioso, no ‘Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor’ no Alto do Corcovado, onde várias lideranças religiosas, políticos, representantes da OAB e jornalistas participarão de um ato em memória das vítimas de intolerância religiosa e a favor dos diálogos pela paz no município do Rio de Janeiro.
A cultura de paz e liberdade de crença é garantida pela Constituição Brasileira, que assegura o livre exercício de cultos religiosos e a proteção aos locais de cultos e suas liturgias.
No Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes criou a Coordenadoria Executiva de Diversidade Religiosa no intuito de garantir o direito à liberdade de crença e religião de todos os cariocas. Essa pasta é coordenada pelo Babalorixá Márcio de Jagun. Já a Semana Carioca de Diversidade Religiosa é uma lei de autoria do vereador Átila Alexandre Nunes.
Nas religiões de matriz africanas, Oxalá, Lembá ou Lissá são as divindades que governam a vida e a paz. Por isso, aqui estão saudações a essas divindades, nos idiomas das três principais etnias que compõem o Candomblé:
Yorùbá: kíkí Àlàáfíà ti Òṣàlá! (Salve a paz de Oxalá!)
Bantu: Pémbele Lemba dile (Eu saúdo o Senhor da paz!)
Fɔ̀n: Mǐƙƥá Ʋòɖʊ́ɲ Lissa fǐfa! (Salve Lissá, o Senhor da paz!)
Axé!
Programação da Semana Carioca de Diversidade Religiosa:
Segunda-feira, 16/01
- 4ª Reunião da Rede Intermunicipal de Liberdade Religiosa
Abertura: CEDR, Vereador Átila A. Nunes (autor da lei que institui a Semana Carioca de Diversidade Religiosa)
Local: Cidade das Artes
Horário: 10h30 às 14h
Endereço: Av. das Américas, 5300, Sala Eletroacústica - Barra da Tijuca
Pauta: Consolidação do Banco de dados intermunicipal sobre casos de intolerância religiosa; agendamento dos colóquios inter-religiosos; assuntos gerais.
- Ato inter-religioso no Cristo Redentor
Local: Cristo Redentor
Horário: 21h às 22h30
Ponto de encontro: Centro Administrativo São Sebastião - Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - Rio de Janeiro
Pauta: Ato simbólico em memória das vítimas de intolerância religiosa e a favor dos diálogos pela paz no município do Rio de Janeiro.
Terça-feira, 17/01
- Mesa de conversa: Formalização de Templos
Componentes da Mesa: Samir Nehme (contador, presidente do CRCRJ); Rafael Bello Arcanjo (advogado, membro da Comissão Nacional de Direitos Humanos); Jair Ribeiro (subtenente reformado do CBMERJ, agente de minimização de desastres - Defesa Civil Niterói, conselheiro cultural e coordenador do MNU em Niterói); Vitor Pimentel Pereira (Sacerdote católico oriental, Mestre e Doutorando em Direito na UERJ, especializado em temática de liberdade religiosa e relações entre Religiões e Estado).
Local: Centro de Artes Calouste Gulbenkian
Horário: 10h30 às 13h
Endereço: R. Benedito Hipólito, 125 - Praça XI, Rio de Janeiro - RJ
Pauta: Apresentação de cada etapa do processo de formalização de templos, salientando as obrigações e benefícios advindos do status de pessoa jurídica. O público alvo do encontro são advogados e contadores, profissionais responsáveis pela orientação e encaminhamento das instituições, além de representantes das diversas matrizes religiosas presentes no município.
Quarta-feira, 18/01
- Palestra: Empreendedorismo Religioso - Captação de recursos através de editais
Palestrante: Ana Paula Brito (administradora, especialista em gestão pública com ênfase em gestão de cidades metropolitanas e especialista em auditoria, controladoria e gestão de contas públicas).
Local: Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab)
Horário: 14h às 16h
Endereço: R. Pedro Ernesto, 80 - Gamboa
Pauta: Abordagem das possibilidades de captação de recursos através de editais governamentais ou privados para desenvolvimento de atividades sociais ou culturais desenvolvidas no ambiente religioso que gerem impacto para a coletividade.
Quinta-feira, 19/01
- Seminário: O Olhar Infantil Sobre os Terreiros e o Município
Fotógrafa convidada: Clara Nascimento
Palestrantes: Fabrícia (advogada) e Adriana Eloy (pedagoga)
Mediadora: Stela Caputo (jornalista, professora da Faculdade de Educação da UERJ, autora do livro "Educação nos terreiros e como a escola se relaciona com crianças de candomblé")
Apresentação musical: Escola de Atabaques TUTPC, Mestre Leandro de Oxum
Local: Templo de Jagun
Horário: 14h às 19h
Endereço: R. Saint Hilaire nº 60 - Bonsucesso, Rio de Janeiro - RJ
Atividades: Exposição da amostra fotográfica "Pedrinhas Miudinhas"; Roda de conversa com crianças sobre suas perspectivas de terreiro e seu pertencimento no município; palestra sobre o direito de escolha das crianças sobre sua religião; encerramento com apresentação musical.
Comments