top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaulo de Oxalá

As artes numa vitrine online de cultura e axé


Arte, cultura e religião foram segmentos que sofreram bastante impacto pela pandemia causada pelo novo coronavírus, pois eles precisam de aproximações ou aglomeração de pessoas, o que é um fator de risco para a propagação do vírus.

Então, todos partiram para o contato virtual que abre um novo modelo nas relações e busca suprir o antigo convívio.

Foi pensando nesse “novo convívio” que a jovem Ialodê Charmite, uma reprodutora da Arte Griô (narração de histórias e conhecimentos africanos) e adepta de Santeria e Ifá, resolveu reunir cinco artistas religiosos de matriz africana para mostrarem via internet suas habilidades e trabalhos. O evento on-line acontecerá na próxima sexta-feira, dia 07 de agosto, e tem o nome de ‘Vitrine de Arte Cultura e Axé’.

Ialodê, que será a mediadora da live, é professora de educação infantil e graduanda em Direito pela UFFRJ Campus Três Rios. Ela atua há quatro anos em contação de histórias para diversas faixas etárias em festas e livrarias, e produz eventos através da sua empresa Histórias de Ialodê. Ela acredita que a arte rompe barreiras e modifica vidas.

Participantes da ‘Vitrine de Arte Cultura e Axé’


Anailda Charmite

A baiana de Ilhéus Anailda Charmite é a criadora e design da marca de Acessórios Afros Luminosidade das Ialodês. Sua grande arte é o chicote africano (um espesso fio de contas usado por sacerdotes das religiões de matriz africana). Com 36 anos de experiência, seus chicotes se destacam pelo uso de missangas de vidro de grande qualidade e de produtos semipreciosos, que resultam num brilhante acabamento. Anailda é a mãe de Ialodê Charmite, também segue Santeria e Ifá, sendo grata aos ancestrais por tantas vitórias.


Júnior Alves

Natural de Olinda, o pernambucano Antenor Júnior trabalhou fazendo figurinos para grandes quadrilhas de festas juninas, que é um movimento folclórico muito forte naquele Estado. Em 2010, veio para o Rio de Janeiro, adotou o codinome Jr. Alves e se interessou pela cultura afro. Ele começou então, a produzir peças sacras como, oratórios e estandartes ligados aos santos católicos e aos Orixás e criou a marca Santuário Relicário. Jr. Alves está feliz por participar da Vitrine divulgando sua arte e por participar de um grupo que mista arte e tradições religiosas.


Cláudio Kfé

Cláudio Kfé é um escultor carioca de 49 anos que teve como mestre o escultor Jorge Rodrigues. Kfé é iniciado no Candomblé e espelha-se na cultura negra para desenvolver seu trabalho. A predileção por madeira e arte afro, se dá por resgate da vida outrora em natura das árvores e do legado dos povos africanos. Sua marca é Kfé Escultor. Ele defende que nesse momento em que o distanciamento social nos impõe uma nova realidade, um movimento artístico como esse da Vitrine, nas redes sociais, é de grande importância! Sua meta é “existir e resistir sempre”.


Lela Art

Valéria Felizardo é uma carioca de Yánsàn que nasceu em Madureira. Ela foi confirmada em 1972 como Ẹkẹdi pelas mãos do Bàbálórìṣà Valdir de Ògún, Ọmọ Òrìṣà (filho de santo) do Sr. Aderman de Yánsàn, Àṣẹ Engenho Velho.

Valéria é formada em Educação Física pela UFRJ em 1985, mas seu gosto por arte e pintura lhe levou a fazer em 1991, um curso de especialização em pintura de louça e porcelana. A partir daí, passou a usar o nome artístico de Lela Art, e a pintar peças com imagens direcionadas aos Òrìṣà. Lela Art já participou de grandes feiras e eventos, expondo peças como: ibás, pratos, porta-joias, chaveiros, pingentes, brincos, potiche e potes ciganos. Ela espera que a Vitrine dê visibilidade ao seu trabalho e relata estar orgulhosa de participar de muita qualidade e amor ao sagrado.


Paulo de Oxalá

Eu também estarei participando da Vitrine apresentando o meu livro Dicas de um Pai de Santo. O livro é uma parte de conhecimentos dos meus 44 anos de iniciado no Candomblé, onde eu esclareço de forma simples e objetiva, a influência dos Orixás em nosso dia a dia. Além disso, apresento orações fortes e magias para o amor, proteção espiritual, saúde, trabalho e prosperidade, com elementos fáceis de serem encontrados. Há também uma parte que eu dediquei ao poder das Entidades, como os Caboclos, Pretos Velhos, Tranca Ruas e Pombas Giras. Eu almejo que a Vitrine seja um encontro agregador, em que todos possam participar de forma descontraída e cheia de axé!

Tudo isso e muito mais vamos apresentar na Vitrine de Arte Cultura e Axé!


Serviço:

Live: Vitrine de Arte Cultura e Axé!

Dia 07 de agosto às 19 horas, no Instagram:

@historias_de_ialode

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp-icon.png
bottom of page