top of page
Buscar
Foto do escritorPaulo de Oxalá

Anitta compõe samba-enredo homenageando Logun Edé


Foto: Anitta – Unidos da Tijuca - arte Pai Paulo de Oxalá


Unidos da Tijuca em 2025: ‘Logun-Edé - Santo menino que velho respeita’, enredo é sobre Orixá da cantora

 

Assim como Lógun Ẹ̀dẹ (Logun Edé), ela é ativa, sensível, inovadora, e está sempre na vanguarda. Suas músicas correm o mundo e suas apresentações são disputadíssimas. Guerreira, A cantora Anitta não foge à luta, gosta de desafios, e enfrenta a todos com muita garra como uma autêntica filha do encantado caçador Logun Edé.


Por amar tanto seu Orixá e o Candomblé, Anitta aceito o convite da Unidos da Tijuca para compor um samba sobre Logun Edé, que concorrerá como samba oficial da escola em setembro, para o carnaval de 2025.


Anitta fez a composição em homenagem a Logun, junto com o cantor Feyjão e com os compositores: Estêvão Ciavatta, Miguel Pinto Guimarães, Fred Camacho e Diego Nicolau.

Recentemente Anitta sofreu intolerância religiosa, ao lançar seu ábum “Funk Generation’ que mostra em uma das faixas, a cantora em atividades religiosas no Terreiro Ilé Àṣẹ Ọdẹ Omi Tútù, dirigido pelo Bàbálórìṣà (Babalroxá) Sergio Pina de Ọ̀ṣọ́ọ̀sí, Pai de Santo da cantora, Por causa da divulgação das imagens, Anitta perdeu mais de 200 mil seguidores, mas rebateu as críticas e defendeu sua fé com muita firmeza:

“Estou entregue nesse videoclipe. Não só por retratar minha espiritualidade sem filtros, mas por mostrar que não há nada de errado ou esconder o que você acredita. Nós brasileiros somos um povo de vários credos e raízes. Sou filha de Logun Edé, um Orixá sábio e sensível.”

 

Parabéns Anitta por se manter firme na companhia do esplendoroso Caçador Lógun Ẹ̀dẹ, e por ser essa mulher poderosa, autêntica e abençoada que assume maravilhosamente a fé nos Orixás.

 

Quem é Lógun Ẹ̀dẹ

 

Lógun ou Lógun Ẹ̀dẹ é um Orixá jovem caçador e pescador, filho de Ọ̀ṣọ́ọ̀sí e Ọ̀ṣun, que é considerado o senhor dos encantos e também chamado de príncipe dos Orixás.

Seus domínios são as florestas e os leitos dos rios. Ele se veste de verde, azul e amarelo, cores que atraem modernidade e acentuam a sedução. Lógun pode ser cultuado as quintas-feiras e aos sábados, ótimos dias para conquistas e prosperidade.


Em terras yorubás, o culto a Lógun Ẹ̀dẹ está ligado ao àṣá (gavião), ao àwodi (falcão) e ao àmẹtẹ́kún (leopardo). Já aqui no Brasil, seu culto foi associado ao ẹiyẹ oge (pavão) e aos

àwọn ẹiyẹ wẹ́rẹ́ (pássaros pequenos).


Lógun Ẹ̀dẹ gosta de milho, frutas e feijão fradinho com coco.


Suas magias são poderosas para amor e dinheiro. 


No jogo de búzios por Odù, Lógun Ẹ̀dẹ fala através do Odù Ọ̀bàrà, que exprime força, poder e capacidade de realização.


Os filhos de Lógun são pessoas alegres, comunicativas e de uma presença marcante e também muito otimistas, que sabem ver o lado bom da vida, mesmo em situações complicadas.


Por nos ajudar na confiança diante dos problemas pessoais, e por ter a habilidade da caça e da pesca, o esplendoroso Orixá nos dá a perseverança necessária para o triunfo.

 

Banho com axé de Lógun para atrair positividades:


Coloque um punhado de milho vermelho numa panela com água, contendo folhas de bredo, louro e abre-caminho. Coe esse banho, e jogue-o do pescoço para baixo. Vista uma peça de roupa na cor azul. 


Saudando Lógun Ẹ̀dẹ: Lòsí, Lòsí! Olúwa ó Lógun!

 

Axé para todos!

2 visualizações0 comentário

Comments


WhatsApp-icon.png
bottom of page