top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaulo de Oxalá

Adeus Nelson Sargento, mestre que louvou a menina dos olhos de Oyá




Em 2015, Nelson Sargento disputou com o grupo de compositores da Mangueira o enredo para 2016; ‘A Menina dos Olhos de Oyá’ em homenagem a cantora Maria Bethânia.


Sr Nelson como era chamado na comunidade não ganhou, mas ‘elegante e muito nobre’, ficou muito feliz com o samba dos compositores; Alemão do Cavaco, Almyr, Cadu, Lacyr D Mangueira, Paulinho Bandolim e Renan Brandão.


Esta amável referência ao Mestre Nelson Sargento, foi feita pelo carnavalesco Leandro Vieira, que estreava com pé quente na verde e rosa, a campeã carioca do carnaval de 2016.


Leandro ressaltou que Nelson marcava de fato presença na Escola: “para o Sr. Nelson não tinha limitações, ele estava sempre presente e participava de tudo de forma bem ativa”.

Leandro lembrou que Maria Bethânia a grande homenageada daquele enredo, chamou Caetano Veloso e Moreno para gravarem juntos com ela o samba enredo que Sr Nelson tinha feito para concorrer naquele ano.


Amado e muito respeitado, Nelson Sargento dedicou sua vida inteira ao samba. Autor de: samba agoniza, mas não morre, Nelson orgulhava-se da força do samba, pois pertencia a uma época em que o samba era perseguido e descriminado.

Nascido em 1924, Nelson Mattos era carioca da gema da Praça XV, e dentre tantas habilidades era: músico, cantor, compositor e pintor. Incorporou o nome ‘Sargento’, devido sua passagem pelo Exército.


Além da grande contribuição para nossa cultura popular, Nelson Sargento deixa um legado de mais 400 músicas. Ele faleceu nesta quinta-feira, 27 maio, aos 96 anos vítima de covid-19. Seu corpo será cremado em cerimônia restrita a família.


Lààyè Nelson Sargento! Lààyè samba, ohùn ti Brazil!

(Viva a Nelson Sargento! Viva o samba, o som do Brasil!)

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp-icon.png
bottom of page