top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaulo de Oxalá

Adeus admirável Chica Xavier, a “inesquecível Magé Bassã”


Morreu hoje, aos 88 anos a atriz Chica Xavier. Ela estava internada no Hospital Vitória na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro em decorrência de um câncer de pulmão.


Nascida em Salvador, no dia 22 de janeiro de 1932, Chica é uma referência numa geração de artistas negros que consolidaram a dramaturgia em nosso país. Chica atuou no teatro, cinema, e na televisão se destacou nas novelas: A Cabana do Pai Tomás (1969), Dancin Days (1978), Sinhá Moça (1986), Força de um Desejo (1999) e A Lua Me Disse (2005), entre outras.

Magé Bassã uma Yalorixá que ela interpretou na minissérie Tenda dos Milagres em 1985, foi de grande importância na divulgação das religiões de matriz africana.


Por ser adepta de religião afro, não foi difícil para Chica interpretar a Mãe de Santo, que era de suma importância na história, pois interagia com muitos personagens na série. Na ocasião, Chica revelou em entrevistas que ganhou o papel cantando para Exu.


Seu amor pelas Entidades era muito, pois até seu Terreiro em Sepetiba, tinha o Caboclo Boiadeiro como um grande guia na casa.


Olódùmarè (Deus poderoso) chamou nossa querida Chica, mas fica a forte energia da “inesquecível Magé Bassã”.


Chica deixa ainda, um maravilhoso patrimônio artístico para o país, um grande exemplo de amor e fé pela religiosidade afro-brasileira, o marido Clementino Kelé, três filhos e três netos.


Ìní ọ̀sọ́ jẹ́ laílái! (O legado da arte é eterno!)

Axé!

50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp-icon.png
bottom of page