top of page
Buscar
Foto do escritorPaulo de Oxalá

Abassá Lumyjacarê Junçara completa 35 anos de fundação


Carioca do Bairro da Penha, Roberto nasceu em berço católico, mas tem contato com o afro-sagrado, desde seus 9 anos, quando começou a frequentar um Terreiro de Umbanda. Mais tarde, o amor pelos Nkisi (divindades bantu), o levou a ser iniciado para Nzaze Loango na Nação Angola, Raiz Tumba Junsara.


O tempo passou, e em 28 de janeiro de 1986, Pai Braga como é conhecido, fundou o Abassá Lumyjacarê Junçara, que além das funções religiosas, desenvolve também ações socioculturais.


Pai Roberto Braga é uma das lideranças do Estado do Rio de Janeiro que luta contra o racismo e a intolerância religiosa. Em julho de 2019, Braga, e várias lideranças do Candomblé, da Umbanda, das Igrejas Evangélicas, Igreja Católica, Wicca e Budistas, promoveram a 1ª Caminhada contra a Intolerância Religiosa realizada na Baixada Fluminense.


Amanhã, 28 de janeiro, o Abassá Lumyjacarê Junçara completará 35 anos de fundação, e como estamos em plena pandemia causa pelo novo coronavírus, Pai Braga diz que as comemorações serão controladas:

“Eu, e os meus filhos de santo, seguimos os protocolos de segurança adotados pelo sistema de saúde. É um momento muito difícil, e as comemorações serão num contexto de pedirmos ao sagrado pelo bem de todos.”


Parabéns família Lumyjacarê Junçara!


Sakidila Mbuntu Ngola! (Louvada seja a Nação Angola!)


Aueto!

40 visualizações0 comentário

Comments


WhatsApp-icon.png
bottom of page