Abassá Lumyjacarê Junçara completa 35 anos de fundação
Carioca do Bairro da Penha, Roberto nasceu em berço católico, mas tem contato com o afro-sagrado, desde seus 9 anos, quando começou a frequentar um Terreiro de Umbanda. Mais tarde, o amor pelos Nkisi (divindades bantu), o levou a ser iniciado para Nzaze Loango na Nação Angola, Raiz Tumba Junsara.
O tempo passou, e em 28 de janeiro de 1986, Pai Braga como é conhecido, fundou o Abassá Lumyjacarê Junçara, que além das funções religiosas, desenvolve também ações socioculturais.
Pai Roberto Braga é uma das lideranças do Estado do Rio de Janeiro que luta contra o racismo e a intolerância religiosa. Em julho de 2019, Braga, e várias lideranças do Candomblé, da Umbanda, das Igrejas Evangélicas, Igreja Católica, Wicca e Budistas, promoveram a 1ª Caminhada contra a Intolerância Religiosa realizada na Baixada Fluminense.
Amanhã, 28 de janeiro, o Abassá Lumyjacarê Junçara completará 35 anos de fundação, e como estamos em plena pandemia causa pelo novo coronavírus, Pai Braga diz que as comemorações serão controladas:
“Eu, e os meus filhos de santo, seguimos os protocolos de segurança adotados pelo sistema de saúde. É um momento muito difícil, e as comemorações serão num contexto de pedirmos ao sagrado pelo bem de todos.”
Parabéns família Lumyjacarê Junçara!
Sakidila Mbuntu Ngola! (Louvada seja a Nação Angola!)
Aueto!
Comments