A semana é Ọmọlu, dono da saúde e senhor dos espíritos
Orixá comanda na Umbanda os Pretos velhos
Ọmọlu, também denominado de Ọbalúwáiye na sua forma mais nova. Ele é o dono da terra e todas as riquezas que se encontram em seu interior. No Candomblé, ele é chamado de Bàbá ìgbóná (o pai da quentura) e muito respeitado por ser o controlador de todas as doenças.
É dono dos àwọn ẹyọ (os búzios) que compõem o Mẹ́rindílógun ou jogo dos 16 búzios, que é o oráculo sagrado do Candomblé.
Ọmọlu é representado pelo Ṣàṣàrà (xaxará), que é um feixe palha com búzios e cabaças, que guarda o poder de cura desse Orixá.
Suas cores são o vermelho, o preto e branco que simbolizam autoridade e atraem sofisticação.
Seu dia de culto é a segunda-feira junto com seu irmão Òṣùmàrè e sua mãe Nàná. Segunda-feira, é um ótimo dia para defumação de descarrego.
Na Umbanda, ele é o chefe da falange das Almas ou Pretos Velhos.
Os Pretos Velhos, são espíritos de antigos africanos que vieram para o Brasil na época da colonização, e que baixam nos Terreiros para orientação e caridade.
Os filhos de Ọmọlu são reservados, trabalhadores e práticos. Disciplinados, eles controlam facilmente a instabilidade emocional, por isso não se irritam facilmente, porém quando isso acontece tornam-se briguentos. Por serem objetivos e lógicos, eles são teimosos em seus pontos de vistas, o que colabora para perdas de muitas oportunidades. Tendência ao isolamento e a melancolia.
Ọmọlu aceita como oferenda o Ádùn pélù oyin, que é o milho pilado com mel.
Sua saudação é Atóto, que significa em yorùbá: silêncio.
Magia para amor:
Numa segunda-feira, pela manhã, escreva o nome da pessoa 7 vezes a lápis e coloque em cima de uma folha de mamona. Por cima do nome coloque paçoca misturada com açúcar mascavo e aridan ralado. Junte tudo fazendo uma trouxa e enterre aos pés de uma árvore bonita.
Pergunte ao Pai Paulo:
Pergunta de Mario Ramos: fui num jogo e o Pai de Santo disse que meu Odù principal é Odí. Só que ele só falou da parte negativa, e eu fique muito receoso com esse Odù. O Sr. Poderia falar das coisas boas que esse Odù pode proporcionar?
Resposta: Mario, foi através do Odù Odí que apareceram as mulheres na terra, a maior obra prima da natureza, pois é através da mulher que se perpétua a vida humana. Depois, Odí é ligado a sorte, riqueza e as conquistas. Claro que, por ele ser ligado a agressividade, se deve ter cautela com a sua interpretação, mas como todos os Odùs ele tem o que bom e o que é ruim.
Axé para você Mario!
Faça sua pergunta pelo e-mail: paulodeoxalla@gmail.com
Foto: Pai Paulo de Oxalá
Comentarios