top of page
Buscar
Foto do escritorPaulo de Oxalá

A sabedoria de Aɲàɓǐoƙɔ́ comanda o astral da semana



Momento bom para fortalecer a fé


Aɲàɓǐoƙɔ́ é um Ʋòɖʊ́ɲ feminino fɔ̀n, ligado a ɠɓɛ̀ (vida) e a ƙʊ́ (morte) cultuado em Ɗassá Zɔ̀ʊmé, território Maɦíɲ do antigo Ɗǎɦomé, atual República de Benin.

Seu principal elemento ƙɔ́ (a argila), foi usada na confecção humana, que deve ser devolvida a terra após a morte do corpo.


Aɲàɓǐoƙɔ́ também detém o poder dos ɓosɔ́ (feitiços). Por isso, seus sacerdotes chamados de Ǎzɛ̀ƙƥàtó ou Ɔ̀lǐɓʊ́ƙʊ́ são consultados em diversos casos, como por exemplo curar uma pessoa a beira da morte, conforme o relato a seguir:


Em uma Zaɲmɛ̀ (noite), o Ǎzɛ̀ƙƥàtó faz um ƙàɲ (colar) de búzios e entrega a um Ɓʊ́ƙʊ́tǒ (frequentador do templo de Aɲàɓǐoƙɔ́). Esse Ɓʊ́ƙʊ́tǒ vai ao templo de Aɲàɓǐoƙɔ́, e traz um Atíɲƴí (um pó preto) em um lenço lilás amarrado como uma trouxinha, que é entregue ao Ǎzɛ̀ƙƥàtó junto com ƙàɲ. O Ǎzɛ̀ƙƥàtó então, vai até ao doente, coloca-lhe o ƙàɲ no pescoço, e em mistura de ervas em uma caneca de barro, coloca o Atíɲƴí, e dá para o doente beber. Em poucos momentos, o doente começa a ter reações de cura. Após a cura total, esse doente é consagrado a Aɲàɓǐoƙɔ́, que passa a comandar a vida dessa pessoa.


Aɲàɓǐoƙɔ́ é representada pela Ǎzǐƙá (vassoura sagrada).


Seu dia de culto é a segunda-feira, junto Ɗaɲɠɓé e àƙƥàtá.


Aɲàɓǐoƙɔ́ gosta como oferenda do Ɓadéƙúɲ (milho branco com mel de abelha).

As cores de Aɲàɓǐoƙɔ́ são o branco e o lilás, que em conjunto simbolizam constância e atraem força espiritual.


Aɲàɓǐoƙɔ́ é uma grande orientadora. É a ela que podemos pedir sabedoria, para entender quando podemos avançar ou recuar nas situações. Por ser uma ancestre, ela controla a espiritualidade humana, então vamos pedir que ela fortaleça a nossa fé.


No jogo de búzios pela modalidade Ɗʊɲó (Odù) em Jeje, Aɲàɓǐoƙɔ́ fala no Tulameɗzǐ, que de forma positiva representa dinheiro através de herança. Já na forma negativa ela fala de desacordo e roubo. Quando esse Ɗʊɲó cai no jogo, oferece-se a Aɲàɓǐoƙɔ́, ƙƥàƙƥá (carne de pata).


Para subir de cargo no emprego:

Segure uma moeda com treze grãos crus de canjica, rode sobre sua cabeça em sentido horário. Depois, enterre esses grãos aos pés de uma jaqueira, e guarde a moeda na sua carteira. Faça com fé e suba de cargo com fé em Aɲàɓǐoƙɔ́.


Pergunte ao Pai Paulo:

WhatsApp de Jurandir Lira: Pai Paulo, em uma edição o senhor ensinou a passar o ovo no corpo e quebra-lo no vaso sanitário. Eu lhe pergunto? Só pode ser no vaso sanitário?


Resposta: dependendo do caso pode ser quebrado em baixo de uma árvore ou outros lugares. O vaso sanitário no caso, representa o descarrego.


Faça sua pergunta pelo WhatsApp(21) 99400-7107 ou pelo e-mail: paulodeoxalla@gmail.com


Foto: Aɲàɓǐoƙɔ́ - Pai Paulo de Oxalá






21 visualizações0 comentário

Comments


WhatsApp-icon.png
bottom of page