Buscar
  • Paulo de Oxalá

A real função do jogo de búzios


O jogo de Búzios é o oráculo sagrado, oficial do Candomblé, e tem o nome de mérìndílógún ou “jogo dos dezesseis”, porque é composto por 16 búzios.


A função principal do jogo de búzios é orientar o consulente nos mais variados assuntos: pessoais, sentimentais, profissionais, mostrando assim um caminho, ou luz, esclarecendo o que é de cunho espiritual ou material.


As divindades que comandam o jogo de búzios são Òrúnmìlà, Exu e Oxum. Òrúnmìlà é o responsável pelas orientações diretas dadas por Olódùmarè (Deus todo poderoso), quanto ao destino de cada um. Exu é o mensageiro, intermediário e transportador dos ebós (oferendas) dos homens aos Orixás. Já Oxum é o único Orixá que obteve de Òrúnmìlà, o conhecimento dos mistérios do jogo de búzios como relata um mito yorubá que diz que por Oxum ser sensível e muito protetora, querendo ajudar a todos, Oxum pediu a Òrúnmìlà que a ensinasse os mistérios do oráculo Ifá.


Como Òrúnmìlà era encantado pela beleza de Oxum disse-lhe que se ela se casasse com ele, ela não só teria os conhecimentos Ifá como ele criaria um oráculo exclusivo para ela. Porém, Exu que tudo sabe, e é o legítimo mensageiro dos Orixás, disse para os dois, que ele só transmitiria a Olódùmarè e aos outros Orixás, as perguntas do jogo a ser criado para Oxum, se ele tivesse o privilégio de um jogo também exclusivo para ele, sem a interferência de Òrúnmìlà. Então, Òrúnmìlà criou o jogo com 4 búzios que é ligado ao mérìndílógún. Depois, disso Òrúnmìlà e Oxum se casaram, e ela se tornou Apẹ̀tẹ̀bí ní Òrúnmìlà, sendo além de esposa de Òrúnmìlà, a primeira mulher a conhecer os mistérios de Ifá, e ter o poder de manusear o mérìndílógún ou jogo dos dezesseis búzios, mas de quando em quando tendo que recorrer a Exu para confirmar seu jogo.

Esse mito nos revela que o jogo de búzios foi criado para Oxum. Por isso, que um dos rituais de consagração desse jogo, são os búzios lavados com ervas imersas em águas de fonte ou cachoeira.


O jogo de búzios é tão importante, que para qualquer decisão no Candomblé, ele tem de ser consultado. Eu costumo dizer que: o Candomblé começa e termina na mesa de jogo, pois nada se faz no Candomblé, sem consultar o jogo.


É através do jogo que os Orixás determinam todos ritos sagrados. Saibam mais sobre o jogo de búzios no vídeo: Jogo de búzios, o oráculo sagrado do Candomblé:

https://www.youtube.com/watch?v=gw_B5Zzyhhw



22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp-icon.png