A importância do dom de visão no uso dos oráculos
Foto: O dom de visão no uso dos oráculos – arte Pai Paulo de Oxalá
O jogo de búzios é um dos oráculos mais completos
Um leitor me indagou a respeito de uma notícia que ele leu aqui, no Extra, no blog Page Not Found do jornalista Fernando Moreira, sobre uma vidente britânica que prevê o futuro usando aspargos.
A dúvida do Daniel é se é possível a mulher prevê acontecimentos através desse legume.
Daniel, desde que o homem descobriu e divinizou o fogo e que também passou a usá-lo como oráculo, outras inúmeras práticas com vários objetos e elementos foram e são usados em previsões por diversas culturas ao longo da história, como: pedras, cristais, conchas, búzios, ọ̀pẹ́lẹ̀ Ifá, cartas de baralho, cartas ciganas, tarô, runas, moedas, café e água, dentre tantos outros.
Então, no caso da vidente da matéria do Fernando, que se chama Jemima Packington, digo que é possível ela fazer as previsões, pois ela certamente tem o dom espiritual da visão. No caso, os aspargos que ela manipula são os elementos que ordenam e projetam a sua intuição. Isso é bem natural em quem tem o dom para o oráculo.
Nas religiões de matriz africana, os oráculos mais usados são: o jogo de búzios pelos àwọn Bàbálórìṣà Ìyálórìṣà (Babalorixás e Yalorixás), e o ọ̀pẹ́lẹ̀ Ifá (corrente de Ifá) pelos àwọn Bàbáláwo (Babalaôs). Em se tratando do jogo de búzios, a sua manipulação só é autorizada mediante a obrigação de sete anos do iniciado no Candomblé. Já o ọ̀pẹ́lẹ̀ Ifá e os Ikins Ifá só podem ser usados pelo Bàbáláwo (Babalaô), após todas as obrigações determinadas por Ọ̀rúnmìlà e pelo cumprimento de rígidos códigos morais.
Para o uso de qualquer oráculo, além do aprendizado, das técnicas e dos preparos ritualísticos, é necessário o dom espiritual. De nada adianta a pessoa saber o significado das caídas de um oráculo, se ela não tiver a intuição aguçada e desenvolvida para orientar espiritualmente o seu consulente de forma assertiva.
Resumindo, além das obrigações religiosas, o dom para o oráculo é fundamental.
Então, tanto a Jemima Packington como outras pessoas que têm o real dom do oráculo e que fizeram as obrigações devidas, podem sim fazer previsões.
Eu tenho as minhas obrigações e jogo búzios há mais de 40 anos: o Mẹ́rindílógun, que é o jogo dos 16 búzios, pela modalidade Ojú Odù (olhos de Odù). Este jogo é baseado nos principais Odùs de Ifá, de Ọ̀kànràn a Àláàfíà. Nessa modalidade de jogo, além de identificar os Orixás das pessoas, é possível lhes indicar a solução para os problemas mediante os seus Odús.
Volto a ressaltar que por mais que eu tenha as obrigações litúrgicas, se eu não tivesse o dom do jogo, eu não teria o prestígio como Dáowó (consultor e aconselhador através dos búzios).
Como sacerdote, posso dizer que o jogo de búzios é um dos oráculos mais completos. Aliás, para qualquer decisão no Candomblé, o jogo de búzios tem de ser consultado, pois a principal finalidade desse oráculo é orientar, tanto nas obrigações religiosas, como também nos mais variados assuntos pessoais.
Enfatizo ainda que o jogo de búzios é um sistema oracular encantador, pois sua extraordinária força de voz divina, aproxima a pessoa dos Orixás e fortalece a fé dela nos rituais de matriz africana.
Káàbọ̀ si àwọn ríránṣẹ mímọ́ àwọn Òrìṣà! (Bem-vindas as mensagens sagradas dos Orixás!)
Axé!
Comments