A força e fé do Bàbálórìṣà Elias de Yánsàn
Foto: Yánsàn e o Bàbálórìṣà Elias – arte Pai Paulo de Oxalá
Elias é um expoente da Nação Ẹ̀fọ̀n com mais de 50 anos de iniciação
Ele se chama Elias Rufino Sobrinho, mas é conhecidíssimo como Elias de Yánsàn. É um dos expoentes do Àṣẹ Ẹ̀fọ̀n ou Pantanal, de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. O Àṣẹ foi fundado em Salvador em 1938 pelo Sr. Cristóvão de Ògún e foi transferido para o Rio de Janeiro na década de 1950, cuja cadeira está ocupada por sua neta e herdeira, Mãe Maria de Ṣàngó.
Elias de Yánsàn foi iniciado em 24 de maio de 1966 pelo Bàbálórìṣà Francisco de Yemọja, que era filho do Sr. Waldomiro Baiano, filho de santo de Sr. Cristóvão de Ògún.
Pai Elias dirige o Terreiro Ylê Ashé Efón, em Nova Iguaçu, desde 1975. Em 1978, estreou como apresentador de rádio na então Rádio Solimões de Nova Iguaçu, cuja frequência era 1480 kHz AM. Seu Programa ‘Misticismo Africano e Raízes’ esteve em várias rádios como Metropolitana 1090 khz AM e Imprensa 102,1 FM.
Como empresário, Pai Elias teve empreendimentos na década de 1980, como o badalado salão Afro-Muzenza, em Madureira.
Como iniciado, são 58 anos de serviço ao Candomblé, religião que ama e defende com muita força.
“Estou muito feliz e agradecido a Yánsàn e a Olódùmarè por poder viver esse momento tão importante. Passei por muitas lutas e provas, mas nunca me deixei abater. Yansã sempre me defendeu e me amparou”.
Elias, ser humano especial
Elias é uma pessoa bem especial. Como bom filho de Yansã, tem os seus momentos de vendaval, mas tem o coração generoso. Quando conversamos, sua risada me traz alegria, pela maneira simples e repleta de positividade.
Admiro sua postura como sacerdote de Orixá. Sei o quanto ele ama o Candomblé e o quanto já fez e faz por essa religião.
Agradeço sempre, Elias, pela sua amizade, empatia e compreensão. Rogo a Yansã que te dê força e saúde para continuar brilhando cada vez mais.
Bíbáyọ̀ dè rẹ àsìkò ti Òrìṣà! (Parabéns pelo seu tempo de Orixá!)
Èpà Heyi!
Àṣẹ ooo!!!
Comments