A fé nos Orixás muda o rumo da novela Renascer
Através de Inácia, José Inocêncio é protegido por Ògún
No início da novela Renascer, José Inocêncio (Humberto Carrão), após sofrer um atentado, se recuperou depois de passar por um Ẹbọ (Ebó - ritual de oferendas ou limpeza de corpo) realizado por Inácia (Edvana Carvalho), que na história é uma Ìyálórìṣà (Yalorixá - Mãe de Santo) filha de Yemọja (Yemanjá), que usando sua fé, e pedindo ajuda aos Orixás, conseguiu amenizar o sofrimento de José.
Inácia usando os conhecimentos de Candomblé, cuidou do rapaz, pedindo intercessão de Ògún, Orixá que protege José Inocêncio. Ela fez um Ẹbọ Ètùtù (que é feito no intuito de proteger a pessoa contra o mal). Inácia utilizou o àkàsà ou ẹ̀kọ, que é um mingau de milho branco, enrolado na folha de bananeira. O àkàsà é a única oferenda que é aceita por todos os Orixás, e tem a finalidade de fortalecer a vida e nos harmonizar com as divindades. Quando àkàsà é passado no corpo, ele retira as energias negativas e revigora a força física.
Inácia também usou o ẹyin (ovo), que é ligado à força suprema de Olódùmarè (Deus), e também à maternidade que é controlada por Oxum. Quando o ovo é usado em Ẹbọ (no caso da novela como um sacudimento contra o mal), ele afastar os maus espíritos e protege a pessoa contra maldades.
Depois, Inácia usou o dóbùrù ou gúgúrú que é a pipoca feita com o milho alho. Por ser a oferenda predileta de Ọmọlu e Ọbalúwáiyé Orixás controladores das doenças, a pipoca tem a utilidade de afastar doença e apressar a cura.
Na sequência ela passou as awọn ewé mímọ́ (folhas sagradas) no corpo do rapaz, e ao final o banhou com um omi ewé (água de folhas), que é diferente do àgbo, que é um banho que além das ervas leva outros elementos.
Todo esse ritual, é acompanhado de cânticos e saudações em língua africana.
Quando Inácia diz: ‘Que Ikú se afaste dos seus caminhos’, ela está ordenando em nome de Ògún, que a morte se afaste de José Inocêncio. Ao final ela arreia uma oferenda ao Orí (cabeça) de José para fortalece-lo, e coloca-lhe no pescoço um fio de contas de Ògún.
Cena muito bem feita, apenas observo que a maioria dos ebós, são feitos com a pessoa em pé, mas se a pessoa não pode se levantar da cama, nós também passamos os elementos da forma como a novela mostrou.
Claro que com todo o conhecimento que se tenha, se não tivermos a fé, de nada adianta o Ebó, pois a fé é a base de qualquer vitória ligada a religiosidade.
Parabéns aos atores Humberto Carrão e Edvana Carvalho pela entrega ao trabalho, ao autor desse remake de Renascer Bruno Luperi, a todo o elenco, equipe e a TV Globo que está sempre mostrando em sua programação a beleza das religiões de matriz africana.
Vale dizer que você pode olhar para dentro de si, e descobrir a força da sua fé, e que através dessa poderosa força, virá a solução para superar qualquer medo, e qualquer adversidade. Lembre-se que:
O pensamento cria. O desejo atrai. A fé realiza!
Axé!
Foto: novela Renascer - divulgação TV Globo
Comments