A fé e o axé de Mãe Manu em prol da Zona Oeste
Emanuele Carvalho, 43 anos, ou Mãe Manu da Oxum é uma carioca nascida no bairro de Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Com descendência de portugueses e negros, mas com base religiosa católica, Emanuele, muito jovem, começou a ter visões espirituais de uma mulher vestida de baiana e outra mulher de silhueta de cigana. Essas visões levaram Emanuele à Babá Célia de Oyá, responsável pela sua camarinha (cerimônia iniciática de Umbanda). Foi a Babá que também revelou os mistérios das visões. A primeira era a Baiana Maria Preta e a segunda, a Cigana Íris - entidades que acompanhavam Emanuele.
Mãe Manu está com 24 anos de camarinha e fala da sua felicidade de ser umbandista:
“Me dedico ao sagrado com muito carinho, por isso amo a Umbanda e todos os guias, entidades e Orixás.”
Mãe Manu dirige o Templo de Umbanda Tsara Paixão Cigana em Guaratiba, juntamente com seu esposo, o fotógrafo Luiz de Oxalá.
Outra pessoa que acompanha Mãe Manu é sua mãe carnal, a Yalorixá Zezé de Xoroquê, que é iniciada no Candomblé, mas que está sempre colaborando com o Terreiro.
O Terreiro também promove a ‘Procissão de Santa Sara’, o evento ‘Meu Muro não é limite - Festival de Crianças’ com arrecadação de brinquedos para o Natal. Com a ajuda de voluntários e de filhos de santo, a casa faz distribuição de cestas básicas e cobertores entre os necessitados.
A 3ª Edição do ‘Axé Mulher’, sob a supervisão de Mãe Manu, acontecerá em outubro, na Zona Oeste. Haverá roda de conversa, apresentação de músicas e danças e a participação de empreendedores com produtos e trabalhos manuais.
Nã ìgbágbó iṣé ni nã forití mú lo ìṣégun!
(A fé, o trabalho e a perseverança conduzem à vitória!)
Axé!
Serviço:
O Templo de Umbanda Tsara Paixão Cigana, fica na Rua floresta do Sul, 27, Praia da Brisa, Guaratiba/RJ.
Comments