top of page
Buscar
Foto do escritorPaulo de Oxalá

A arte a as ações socioculturais de Nancy Lino


Nascida em Itaguaí, região metropolitana do Rio de Janeiro, Nancy Lino, 56 anos, é filha da lavadeira Adir com o sr. Wanderley, um conceituado servidor público. Ela ainda teve uma ama de leite, chamada carinhosamente de Mãe Torita, com a qual tem amizade até nos dias atuais.


Aos 13 anos, iniciou seus trabalhos como artesã no antigo Colégio Internato da Igreja de São Francisco Xavier. Na mesma época, Nancy sofreu a influência dos tambores afro do famoso Bloco da Burrinha, que teve seu Tio Corinho como um de seus fundadores.


Com grande vontade de crescer, Nancy estudou e se formou como professora e advogada e passou a atuar nas atividades das artes cênicas.


Ela é colunista semanal do Programa Sexta Negra, do produtor cultural Ademir do Espírito Santo, da Rádio Pop Rio.


Sua ancestralidade negra é fortíssima, por isso Nancy está sempre colaborando e participando de projetos socioculturais que favoreçam o povo negro, como por exemplo, do Educafro do Frei Davi, e do Museu do Negro e da Escrava Anastácia na Igreja do Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito no Centro do Rio. Nesse espaço dessa Igreja, todas as terças-feiras Nancy recebe as pessoas para cursos e oficinas de teatro e TV, com palestras e também para orientações jurídicas gratuitas, que beneficiem a população de baixa-renda.


Com um canal no YouTube com mais de 180 entrevistas, Nancy também participou de peças de teatro e filmes, como na cena do nascimento de Zumbi, no filme Quilombo dos Palmares.


Ìpinnu títàro pé dá ayọ̀!

(Decida por aquilo que te faz feliz!)


Axé!



15 visualizações0 comentário

Comments


WhatsApp-icon.png
bottom of page