7 de julho: Celebrando a fé em Zé Pelintra e a Cultura Carioca
Entidade tem imagem incorporada aos Arcos da Lapa
Originário do culto Catimbó, uma tradição religiosa Nordestina que combina elementos da pajelança indígena tabajara com os rituais dos Mestres da sagrada Jurema, Zé Pelintra é um Mestre que foi abraçado pelos cariocas, como um símbolo de força e vivacidade.
Na Cidade Maravilhosa, a imagem de Zé Pelintra foi incorporada aos Arcos da Lapa, que é uma das estruturas arquitetônicas mais emblemáticas do bairro da Lapa, onde Zé Pelintra tem um lugar de culto.
Aqui no Rio, ele ganhou uma identidade boêmia retratada como um homem elegantemente vestido de terno, sapatos e chapéu brancos. Sua energia é invocada para trazer proteção e boa sorte.
Seus atributos transcendem as fronteiras religiosas, cativam a imaginação de todos e influenciam a cultura artística do Rio de Janeiro.
Sua imagem é retratada em pinturas, adesivos, esculturas e até mesmo em letras de músicas, como fonte de inspiração para artistas e compositores.
Com seu jeito malandro, Zé Pelintra desafia as convenções sociais e nos ensina a enfrentar a vida com coragem e astúcia.
A importância religiosa e cultural de Zé Pelintra é tão marcante no Rio que em 2022 a Câmara Municipal reconheceu o dia 7 de julho como o Dia de Zé Pelintra. A Lei 7.549 é de iniciativa dos vereadores Átila A. Nunes (PSD) e Tarcísio Motta (PSOL).
Em 7 de julho, os cariocas têm a oportunidade de se conectar com essa Entidade cativante, celebrando sua presença nos Terreiros e na cidade. É um momento de encontros na fé das Giras, nos espirituosos cânticos, nas garbosas rodas de samba, nas orações e nos rituais, onde os devotos expressam a sua gratidão por tudo que Zé Pelintra representa.
Esse dia é uma grande oportunidade para reforçar os laços de respeito, tolerância e valorização da diversidade cultural que permeia o Rio de Janeiro. É uma celebração que nos lembra da importância de manter vivas as tradições e manifestações culturais dessa cidade, que combina com a exuberante luminosidade de Zé Pelintra.
Viva a fé! Viva o Dia de Zé Pelintra e viva a cultura carioca!
Serviço:
Festejos a Zé Pelintra
Hoje, das 9h ás 23h, Comemoração do Dia de Zé Pelintra. Praça Central da Lapa e Ladeira de Santa Teresa n. 1, Lapa. Realização: Diretoria do Portal Santuário do Sr. Zé Pelintra e Sra. Maria Navalha- Lapa/RJ.
Hoje, ás 19:30h, na Casa do Malandro, Samba Salve a Malandragem, Rua Clara Nunes, 61 Madureira/RJ.
Foto: Zé Pelintra e Lapa
Colaboração: Sandro de Odé / Agen-Afro / Rosa de Oyá
Comments