60 anos de iniciação do Pai Caxaman tem o Trófeu Lemba Dimbe
Carioca do bairro Jardim América, Alex dos Santos ou Tata Nkise Efamim Ia Lemba tinha 11 anos quando teve sua primeira manifestação espiritual. Aos 20 anos foi iniciado para Lemba pela Mam’etu Dandaré.
O tempo passou e atualmente Tata Nkise Efamim Ia Lemba está aos cuidados de um dos grandes sacerdotes da Nação Angola: Vandiro Albuquerque - Tata Caxaman de 91 anos de idade.
Tata Caxaman foi iniciado em 1962 pela Mam’etu Mulunderi e pelo venerável Manuel Ciriaco Nascimento de Jesus, cuja dijina era Nlundi ia Mungongo e foi o fundador da Ndanji Tumba-Junsara, em 13 de junho de 1910. Depois, Pai Caxaman deu obrigação com o também venerável Tata Angorense.
Nesse ano de 2022 Tata Caxaman completou 60 anos de iniciação.
Pai Alex agradece aos Nkises (divindades Bantu) por pertencer ao Axé de Pai Caxaman e fala da sua dedicação nas comemorações dos 60 anos de iniciação de Tata Caxaman:
“É uma graça dos Nkises poder mostrar um pouco da história do meu Pai para os mais novos e festejar ao lado de pessoas ilustres dentro das nossas tradições, os 60 anos de iniciação dele. A comemoração, da forma como vamos fazer, com laureação e toque de Candomblé, nasceu em conversa com o Babalorixá Marcelo Fritz de Oxaguian que também está na organização do grupo de homenageados.
Já o nome do ‘Trófeu Lemba Dimbe’, sendo justo, foi em conversa com o Sr. Pai Paulo de Oxalá. Por se tratar de Pai Caxaman, ícone da Nação Angola, eu queria um troféu que inspirasse união e paz! Então, o Sr. me sugeriu uma simbologia comum a paz em todas as etnias, que é o pombo e que na língua bantu chama-se: dimbe.”
O Trófeu Lemba Dimbe e a comemoração dos 60 anos de iniciação do Pai Caxaman acontecerão no domingo, 04 de dezembro.
Segundo Pai Alex, na ocasião serão homenageadas 20 personalidades que contribuem para a manutenção do nosso legado ancestral.
Nzambi Beka Muvo, Tata Caxaman! (Que Deus lhe traga felicidade, Tata Caxaman!)
Aueto!
Serviço:
Trófeu Lemba Dimbe e comemoração dos 60 anos de iniciação do Tata Caxaman. Domingo, 04 de dezembro, às 10h, no Inzo Mundele ia Lemba Junsara, na Rua Roberto Cabral, 398, Guaratiba/RJ.
Relação dos laureados com o Trófeu Lemba Dimbe:
1 Tata Caxaman
2 Comendador Bángbàlà
3 Mãe Meninazinha
4 Mam’etu Mabeji
5 Mam’etu Seci Caxi
6 Mãe Margareth
7 Pai Paulo de Oxalá
8 Tata Roberto Braga
9 Babalorixá Henrique Sátiro
10 Pai Sérgio Pina
11 Bàbá Celinho
12 Bàbá Marcelo Fritz
13 Pai Márcio de Jàgún
14 Ègbọ́n Alex Nega
15 Pai Aldir Sardinha
16 Promoter Yangô
17 Bàbáláwo Ivanir
18 Tia Iné
19 Mãe Obaganju
20 Hʊɲɠɓɔ̀ɲò Rogério de Olissá
Obs: Até a data de fechamento deste post (17/11), Mãe Meninazinha e Mam’etu Mabeji não tinham confirmado presença com a coordenação do evento.
Comments