top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaulo de Oxalá

28º Presente de Yemanjá de Sepetiba será em live


Neste domingo, 13 de fevereiro, acontecerá a 28ª edição do Presente de Yemanjá, em Sepetiba e encerrará as festividades da Rainha do mar em 2022, na cidade do Rio de Janeiro. Essas celebrações passaram a integrar o calendário oficial do ‘Festival dos Presentes de Yemanjá do Rio’, que acontecem em fevereiro e em dezembro.


A partir deste ano de 2022, todos os Presentes de Yemanjá do Munícipio do Rio constam num calendário unificado. Essa ação foi realizada devido à iniciativa da Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública, por meio da Coordenadoria Executiva de Promoção da Igualdade Racial, do apoio da RioTur, da Coordenadoria Executiva da Diversidade Religiosa, da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (CDURP) e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro (Comdedine-Rio).


Yemanjá é festejada pelo povo de Orixá no dia 02 de fevereiro, mas no Rio, o dia 29 de dezembro foi oficializado como o ‘Dia de Yemanjá’, conforme a Lei Municipal n. 4.516 de 25 de maio de 2007.


Mãe Celina de Yemanjá celebra as duas datas e comemora a unificação do calendário como uma vitória do povo de santo:

“Foi maravilhosa a oficialização das datas, pois só assim temos o respaldo público para realizarmos nossas oferendas para a nossa Mãe Yemanjá, em fevereiro e em dezembro!”.


Sepetiba 2022


Diante do avanço da ômicron, neste ano de 2022, o tradicional Presente a Yemanjá de Sepetiba optou pela inovação e será realizado de maneira híbrida, com público presencial limitado e transmissão ao vivo pelas redes sociais, neste domingo, 13 de fevereiro.

“Todas as manifestações oriundas das religiões afro-brasileiras constituem verdadeiros patrimônios materiais e imateriais da herança africana, especialmente no Rio de Janeiro. Preservar, estimular e potencializar essas manifestações é proteger esse patrimônio. A festa de Yemanjá é também uma festa da memória, da ancestralidade e de celebração de todo o legado da cultura de África no Brasil”, ressalta o coordenador executivo de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura do Rio, Jorge Freire.


Para Mãe Flávia de Oxum, coordenadora do Presente de Yemanjá de Sepetiba, a forma de homenagear Yemanjá através de uma live, restringindo a participação pública, é uma forma de preservar a saúde de todos.

“O Presente de Yemanjá de Sepetiba agrega muitas pessoas. No ano de 2020 nós tivemos um público de 3.500 pessoas entre Clube, caminhada e praia. Então, decidimos fazer o evento dessa forma para não expormos o povo a variante ômicron”.


Odò Ìyá!


Salve Yemanjá!


Axé!


Serviço:

Programação do Presente de Yemanjá de Sepetiba deste domingo, 13 de fevereiro de 2022, a partir das 9h:


*Abertura


*Fala da Prefeitura

Através de secretários e Coordenadores


* Fala interreligiosa - Coordenador Bàbáláwo Kelvin Okana Roso Ifá Wade*


* Música de apresentação do Evento - Bàbálórìṣà Ronaldo do Ògún e Priscila de Yemanjá


* Dança Cigana - Profa. Erika Serra - Studio Aurora Nosso Templo


* Cantora Pris Mariano - Rosa Amarela


* Juventude de Terreiro e Homenagem ao Artista Lucas Ururahy


* Homenagem a Secretaria de Conservação e Gerente de Monunentos e Chafarizes do RJ - Vera Dias, pela reforma da imagem do Presente à Yemanjá


* Homenagem ao Deputado Átila Nunes


* Hino da Umbanda


* Louvação ao patrono espiritual do evento - Zé Pilintra


* Louvação aos caboclos e Orixás, com ênfase a Yemanjá e a Sereia


* Louvação aos marujos e marinheiros


* Texto sobre a ancestralidade e o resgate - Coordenadora Dofona Mayara de Oyá


* Homenagem póstumas:

Pai Renato do Obaluaiyê e Ogan Sérgio do Ògún


* Fala das personalidades


* Toque-hamunha


* Xiré dos Orixás, destacando Yemanjá nas nações Angola, Ketu e Jeje.


* Fala sobre a sustentabilidade - Coordenador para assuntos sobre o meio Ambiente dentro do evento - Babazinho Rodrigo Carneiro


* Ritualização do Presente do Evento com àwọn àgbà (sacerdotes antigos e sacerdotisas antigas) presentes.


* Roda do Balaio com as quartinhas com água de cheiro


* Saída para a praia do Recôncavo, para a entrega do Presente no mar.


Link para acompanhar a live:


Fontes: Mãe Flávia de Oxum-coordenadora do Presente de Yemanjá de Sepetiba / Jorge Freire e Leonardo Mattos da Coordenadoria Executiva de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR) e Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública (SEGOVI) / Assessor de imprensa: David Barbosa.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp-icon.png
bottom of page