top of page
Buscar
  • Paulo de Oxalá

As maneiras de amar e o obí, o fruto da paz



Ìfẹ́ (o amor) é o maravilhoso sentimento de querer muito bem a alguém. Esse sentimento que leva ao carinho e a cuidados, também é amplo, pois são várias as maneiras de amar. O amor pelos filhos, o amor de irmãos, o amor de família, o amor dos casais, o amor aos amigos, o amor pelos animais de estimação, enfim, qualquer relação que aflore esse desejo de proteção e de afeto é uma manifestação de amor.


O Candomblé é uma religião com base familiar, por isso o amor de família é o elo unificador de cada ilé Òrìṣà (casa de santo). Esse espaço sagrado é dedicado às divindades, onde o Bàbálórìṣà ou Ìyálórìṣà são os pais espirituais de todo o ẹgbẹ́ elerùpẹ̀ (comunidade de terreiro). Sintetizando, todos são àwọn arákúnrin Òrìṣà (irmãos de santo).


E é esse amor que queremos exaltar: o amor entre irmãos de religião, conforme mesmo ressalta esse oríkì: Gbogbo wa obì! (Todos são irmãos em obì!). Isso porque, o obì é o fruto sagrado imprescindível em qualquer cerimônia do Candomblé e tem o poder de nos unir na fé, nos conectando com o àṣẹ (força dos Orixás).


Lààyè ìfẹ́ àti obì èso agbára tání àlàáfíà! (Viva o amor e o obí, o fruto da força e da paz!).


Axé!



26 visualizações0 comentário
WhatsApp-icon.png
bottom of page