Tião Casemiro, a voz de ouro dos festivais de Umbanda
O carioca do Lins de Vasconcelos, Tião Casemiro, tinha 7 anos quando foi levado pela sua mãe carnal, Dona Carmelita de Azevedo, e seu tio, Sr. Agostinho de Xangô, a um Centro de Mesa. Esse foi o seu primeiro contato com a espiritualidade. Tião conta que Tio Agostinho tinha um Gongá (altar na Umbanda) na própria residência, e frequentava a Tenda de Pai Gregório do Sr. Barreto, no Morro da Matriz/Engenho Novo. Aos 9 anos, Tião já cantava e tocava com maestria, pois era bem quisto pelos Ogans mais velhos. Aos 14 anos, foi confirmado Ogan no Terreiro de Mariazinha Fiuper do Culto de Omolokô.
O tempo passou, e Tião conheceu a saudosa Mãe Arlete Moita que dirigia a Tenda do Caboclo Rompe Mato. Tião acompanhou Mãe Arlete durante 44 anos e participou de muitos festivais durante aqueles anos, dentre eles em 1994, o ‘Festival das Religiões da Natureza’, dirigido por Kájta e César Bastos no Maracanãzinho. Nesse Festival, Tião se sobressaiu e e recebeu várias premiações.
Atualmente, Tião Casimiro é Ogan do Centro Espírita Caminho do Bem, dirigido pela Yalorixá Juçara de Oxóssi, no Bairro da Taquara, em Jacarepaguá.
Há 13 anos, Tião comanda o ‘Encontro Ogãns em Ação’ no Clube dos Portugueses. Neste ano, o Encontro acontecerá no dia 14 de novembro, às 18h. Esse evento receberá a nata dos Ogans e Curimbeiros do Rio de Janeiro.
Tião mantém uma escola de Ogans e acredita que sua credibilidade perante à sociedade afro vem do seu respeito às tradições ensinadas pelos antigos.
“Eu sempre procurei ouvir e aprender com os mais velhos. A humildade e o respeito são fundamentais para que os acessos aos Terreiros possam fluir de forma natural e segura”.
Saravá Umbanda!
Axé!
Serviço:
‘Encontro Ogans em Ação’, dia 14/11/2019, às 18h, no Clube dos Portugueses, Rua Ariapó 50, Taquara, Jacarepaguá/RJ.