Mestre Bángbàlà é o enredo de 2020 da Cabuçu
No próximo domingo, 04 de agosto, a Escola de Samba Unidos do Cabuçu, vai promover em sua quadra localizada no Engenho Novo, uma grande feijoada para lançar o enredo de 2020: "Cabuçu canta prá subir no Centenário de Bángbàlà", de autoria de Jorge Lucas.
O tema que será desenvolvido pelo carnavalesco Lane Santana, é uma grande homenagem a Luiz Ângelo da Silva ou o conhecidíssimo Ogan Bángbàlà, que completou no último dia 21 de junho, 100 anos.
Mestre Bángbàlà nasceu na Bahia, e foi confirmado Ogan no Àṣẹ da Ìyálórìṣà Lili D’ Ọ̀ṣun, da Nação Ẹ̀fọ̀n (etnia religiosa de cultura yorubá).
Nesse ano do seu centenário, Mestre Bángbàlà já foi homenageado em um grande churrasco com direito a TV Globo, e também no Salão Nobre da Câmara Municipal do Rio.
Segundo Jorge Lucas, a narrativa da bela história do Mestre Bángbàlà, acontece num momento de grave intolerância religiosa, quando muitos terreiros estão sendo invadidos e destruídos. “A Unidos do Cabuçu será a voz do povo de Orixá através da homenagem ao Ogan Bángbàlá".
Para o grande homenageado o momento é de desfrutar a estima dos muitos amigos que conquistou nesses 100 anos:
“Estou muito feliz pelas homenagens e reconhecimento ao meu trabalho. Espero que minha vida religiosa, exemplifique e ajude na direção a vida de muitos que estão, ou queiram entrar para nossa religião”, diz entusiasmado Mestre Bángbàlá.
A agremiação é presidida por Marcelo Rodrigues e será a XI escola a desfilar no Domingo de Carnaval pela Série D da folia carioca e ocorrerá na Estrada Intendente Magalhães.
Lààyè ídárísí ọ̀gá Bángbàlà!
(Viva o talento do mestre Bángbàlà!)
Serviço:
Lançamento do enredo de 2020: "Cabuçu canta prá subir no Centenário de Bángbàlà". Domingo, 04 de agosto, 13h. Rua Araújo Leitão 925, Engenho Novo/RJ.