top of page
Buscar
Paulo de Oxalá

Baixada terá a 1ª Caminhada contra a Intolerância Religiosa


No próximo domingo, 14 de julho, acontecerá em Nova Iguaçu a primeira caminhada contra a Intolerância Religiosa, na Baixada.

Segundo o Tata hia Nkisi Luazemi Roberto Braga, essa caminhada está sendo planejada desde de 2010.

“Por questões de apoio e logística, adiamos diversas vezes, mas desta vez houve um entendimento com a Prefeitura de Nova Iguaçu, que nos possibilitou a realização do evento”.


Dados da Secretaria de Direitos Humanos do Estado apontam que houve um aumento em casos de ocorrências de intolerância religiosa na Baixada Fluminense, com Nova Iguaçu liderando com 12,5%, seguido por Duque de Caxias com 5,3%. A maioria de todos esses casos são relativos às religiões de matrizes africana.


Para coordenar a realização da caminhada, foi criado o Comitê Inter-religioso da Baixada, com a participação de todos os Munícipios da Região. O maior objetivo é promover ações conjuntas entre essas cidades, conscientizando as diversas denominações religiosas, sobre a importância do direito à liberdade de crença e culto.


Várias lideranças do Candomblé, da Umbanda, das Igrejas Evangélicas, Igreja Católica, Wikas, Budistas e, também, ateus e agnósticos já confirmaram presença.

Também estão confirmadas as participações artísticas do Afoxé Omo Ketu, do cantor Pedro Neves, do grupo Força Raiz, do grupo Panelinha de Dendê, Ministério David e Daniel e da Companhia de Espetáculo Libertador - Padê de Exu. A Companhia apresentará uma performance ritual com texto de Abdias Nascimento e Thiago Viana.


Uma das organizadoras da caminhada, Mãe Nádia de Oyá, discursa da expectativa das mensagens dos líderes religiosos e explica que um palco está sendo montado, onde eles estarão discursando em prol do respeito e tolerância.

“Estamos com grande expectativa de que através da nossa ação, o poder público reconheça a nossa dimensão, pois é inegável que a Baixada é a região onde se concentra o maior número de templos de diversas religiões, em especial os de matrizes africana”.


A Mametu Arlene de Katendê, que também ajuda na realização do evento, defende a importância da mobilização de todos.

“Devemos ocupar esse espaço público de forma enérgica e consciente da nossa importância cultural e religiosa na formação da sociedade brasileira. Nossos templos têm sido invadidos, então, queremos dar um basta nesse terror, cobrando do poder público, ações que realmente funcionem”.


Wildson França, outro colaborador da Caminhada, relata que esse será o momento de todos deixarem suas mensagens de paz através dos seus ensinamentos religiosos, seja com uma oração, cântico ou até mesmo uma benção.

"O importante é que as pessoas possam entender que há espaço para todas as religiões e credos. Estamos em um país livre”.


A concentração será às 9h, na Praça dos Direitos Humanos, Centro de Nova Iguaçu. A caminhada começará às 11h pela Via Light, seguindo até o antigo polo gastronômico (próximo a garagem São José).


Palavras da saudosa Mãe Beata de Yemanjá:

Rárá fẹ́ jẹ́ jìyà bẹ́ẹ̀ bọ̀wọ̀ fún!

(“Não queremos ser tolerados e sim respeitados!”)


Axé!


6 visualizações0 comentário
WhatsApp-icon.png
bottom of page