15º Prêmio Atabaque de Ouro celebra 20 anos do Icapra e 100 do Mestre Bángbàlà
Iniciado aos 17 anos para Òṣàgiyán pelo saudoso Bàbálórìṣà Ògún Jóbí, Marcelo Fritz fundou em 1999 o ICAPRA - Instituto Cultural de Apoio e Pesquisa às Tradições Afro, no intuito de agregar, apoiar e divulgar as religiões de matriz africana.
Em 2005, Marcelo também criou o Troféu Atabaque de Ouro, considerado o maior Festival de melodias de terreiro. O Prêmio fortaleceu parcerias em Festivais que acontecem nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Paraná, Distrito federal, Rio Grande do Sul e no próprio Rio de Janeiro.
Nesse ano de 2019, o ICAPRA Celebrará seus 20 Anos de Fundação e 15 Anos do Prêmio Atabaque de Ouro em Duque de Caxias, cidade localizada na Baixada fluminense, que foi escolhida em 1948, pelo célebre Joãozinho da Goméia para instalação do Terreiro da Goméia. Pai João, será homenageado no enredo de 2020, da escola de samba Acadêmicos do Grande Rio, onde na sua sede acontecerá o 15º Prêmio Atabaque de Ouro.
Já estão inscritos e confirmados para esse Prêmio de 2019, curimbeiros dos estados do Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso e Distrito Federal.
Marcelo Fritz está entusiasmado e diz que está trabalhando muito para que esse seja o maior Prêmio dos últimos anos!
- “Procuramos superar as expectativas a cada ano, e dessa vez estamos cheios de atrações que certamente encantarão nosso público.”
Uma homenagem ao Mestre Bángbàlà, o veterano dos Ogans do Brasil, que completou no último dia 21 de junho, 100 anos, está sendo minuciosamente preparada, para marcar o evento.
Uma Super Feira Multicultural de produtos afros com expositores do Rio e de outros estados está sendo organizada e também promete novidades.
O evento acontecerá no dia 25 de agosto, na Rua Wallace Soares, 5 e 6, quadra da Acadêmicos do Grande Rio. Abertura dos portões às 13h.
A wa lágbára àti takò ní ìgbàgbọ́ wa! (Somos fortes e resistentes em nossa fé!)
Axé!