top of page
Buscar
Paulo de Oxalá

Corpus Christi, Festa a Oxóssi e Tapete de Sal


Preservando a tradição dos antigos africanos que ajudaram na formação do Candomblé aqui no Brasil, grandes terreiros, como Ilé Àṣẹ Òpó Àfọ̀njá, Engenho Velho e Gantois, comemoram Oxóssi no dia de Corpus Christi, um ritual católico que representa o alimento espiritual ou "Corpo de Cristo", no intuito de comemorar o alimento proporcionado por esse Orixá.


Corpus Christi surgiu no século XIII, quando a Igreja Católica sentiu a necessidade de reforçar a presença de Cristo no pão consagrado. As procissões pelas ruas são tradições e são organizadas todos os anos pelas igrejas. Nessa ocasião muitas paróquias confeccionam os tapetes de Corpus Christi ou tapetes de sal, que contém temas devocionais com desenhos que fazem alusão à figura de Cristo, do pão e do cálice.


A festa a Oxóssi (o Orixá da caça responsável pela fartura e alimentação do ser humano) feita no dia de Corpus Christi nos terreiros de Candomblé, tem como desígnio, celebrar o alimento, a fartura e a prosperidade. Sendo assim, ambos rituais enaltecem o sustento do corpo e da alma.


Neste ano de 2019, o Instituto Expo Religião que reuni 21 segmentos religiosos foi convidado pela Arquidiocese do Rio de Janeiro para confeccionar um tapete de sal ecumênico. Para a diretora do Instituto, Luzia Lacerda, esse é um momento muito especial, pois estamos vivendo tempos difíceis de entendimento entre as pessoas: “É preciso aprender a conviver com todos, independe de credo, raça ou gênero. Estaremos com vários representantes religiosos, confeccionando o tapete no intuito de mostrar que somos pessoas de fé desejando um mundo melhor para todos! ”


Para o assessor executivo da Arquidiocese do Rio, Rafael Fritz, a confecção do tapete feito também por adeptos de outras religiões representa um amável sinal de esperança:

“É maravilhoso estarmos juntos nesse momento, mostrando para todos que independente de qualquer religião, somos irmãos e comungamos do desejo único de fé e esperança! ”.


Serviço:

Concentração para a confecção do Tapete a partir das 5h.

6h: confecção do tapete.

11h30: finalização da confecção.

12h: apresentação a imprensa.

15h: procissão.

Local: Catedral do Rio de Janeiro, Av. Chile 245, Centro/RJ.


Axé!





17 visualizações0 comentário
WhatsApp-icon.png
bottom of page