Buscar
  • Paulo de Oxalá

A série Expedição Espiritual estreia neste sábado no programa “Como Será?”


O programa Como Será? foi criado pelo núcleo de jornalismo da Rede Globo em 2014 e aborda assuntos ligados à cidadania, educação, ecologia, ciência, trabalho e projetos sociais.


Apresentado por Sandra Annenberg, o programa vai ao ar nas manhãs de sábado, das 7h15min às 9h, logo após o Via Brasil. O programa também fica disponibilizado no Globoplay.

Neste sábado, 01 de junho, o Como Será? vai estrear a série ‘Expedição Espiritual’, que destaca dez religiões atuantes no Brasil: Católica, Evangélica Presbiteriana, Evangélica Pentecostal, Judaica, Espírita, Islâmica, Budista, Religiões indígenas, Umbanda e Candomblé.


Dirigido por Roger Nascimento e Silva e escrito por Ingrid Zavarezzi, roteirista de vários programas e séries, dentre elas, ‘Malhação’ (2012/2013), a série ‘Expedição Espiritual’ contou com uma mega equipe na produção com o propósito de mostrar como a espiritualidade pode ajudar através da fé.

Segundo Ingrid, foram 3 meses de intensas pesquisas e gravações. “Nós conversamos com dez representantes de diferentes religiões para saber como elas respondem as seguintes perguntas: de onde viemos?, o que é o amor?, o medo?, o mal?, o que é a fé sob a visão de cada uma? e qual é a relação das religiões com a natureza e a morte?. Para mim, foram 3 meses de intenso aprendizado, em que no final ficou marcada a mensagem de que todas as religiões têm o propósito de levar compreensão, respeito e amor”.


O repórter Renato Cunha, apresentador da série, se diz maravilhado em ter conversado com esses líderes religiosos: “As visões são diferentes, mas no fundo o que se percebe é que todas as religiões buscam o mesmo resultado: o equilíbrio do ser humano. A diferença é que apresentam isso de diversos ângulos, cada uma na sua visão. Para mim, a principal mensagem da série é sobre tolerância religiosa, que nós destacamos no final de cada episódio”.


A série acontece em um momento onde a intolerância religiosa contra as religiões de matriz africana mostra dados alarmantes em todo o Brasil, em particular, no Rio de Janeiro.


Na visão dos religiosos de matriz africana, ‘Expedição Espiritual’ mostra a verdadeira mensagem religiosa de agregar, somar e respeitar a todos na sua fé.

Para o Babalawô Ivanir dos Santos, Interlocutor da Comissão de Combate a Intolerância do Rio, a série além de trazer conhecimentos sobre a diversidade religiosa colabora na luta contra a intolerância: “Eu vejo a série como um grande projeto de diálogo inter-religioso, pois além de nos ajudar a compreender as nossas pluralidades religiosas, colabora na luta contra os preconceitos religiosos e intolerâncias”.

Pai Renato de Obaluaiyê, dirigente do Ilê de Jagun, diz que a série vem para mostrar que o valor do amor ao próximo deve existir independente das religiões. “Maravilha! É sempre positivo as iniciativas que visam a harmonia. Devemos aproveitar o exemplo que a série passa, para uma reflexão: religião é irmandade, e irmandade é amor, pois não se faz religião sem amor. Amor ao próximo, ao sagrado, e as divindades”.

A diretora do Instituto Expo Religião, Luzia Lacerda, também aprova o conceito agregador da série. “Acho muito importante reunir diversas religiões em uma série, no intuito de mostrar sobre os ensinamentos de cada uma, destacando que é possível a convivência pacífica entre elas, pois só através do diálogo e do conhecimento é que se desconstrói a intolerância religiosa”.


Lààyè ìyẹ̀, ìgbàbọ́ náà, àti òmìnira! (Viva a vida, a fé e a liberdade!)


Axé!


Serviço:

Programa Como Será? - Série ‘Expedição Espiritual’, estreia neste sábado, 01 de junho, às 7h15min da manhã, na Rede Globo. O programa também fica disponibilizado no Globoplay.

Fonte e fotos: Ingrid Zavarezzi e divulgação Globo.com





24 visualizações

Todos os Direitos Reservados a Paulo de Oxalá

R. das Laranjeiras, Rio de Janeiro - RJ

+55 (21) 2556-9009

+55 (21) 99400-7107

paulodeoxala@uol.com.br

Tags: Babalorixá, Simpatia, Búzios, Tarot e numerologia

  • Instagram ícone social
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Basic Square
WhatsApp-icon.png