top of page
Buscar
Paulo de Oxalá

1ª Reunião do Conselho Religioso do Estado de São Paulo


O Conselho Religioso se reuniu no último dia 09 de abril, com o objetivo de decidir sobre o conteúdo religioso de ensino médio nas escolas do Estado de São Paulo em 2020.


Denisson D’Angiles, sacerdote de Umbanda e diretor de relações públicas da FUCABRAD (Federação de Umbanda e Cultos Afro de Diadema), participou dessa 1ª reunião do Conselho Religioso, na Casa de Reconciliação.


Pai Denisson falou sobre “Teologia da Umbanda”, "Intolerância religiosa e racismo institucional" e “Valores culturais, sociais e caritativos da Umbanda”. "A intolerância jamais deve se sobrepor ao nosso desejo de paz, amor, fé, espiritualidade, respeito e coexistência pacífica. Por isso, o dia 9 foi para nós, umbandistas, um momento de rememoração e fortalecimento das nossas resistências cotidianas. É uma questão ideológica, porque nós não temos que ser tolerados e sim, temos que ser respeitados” – afirma Denisson D´Angiles.

Líderes do Catolicismo (Dom Carlos Lema Garcia – ao lado do Pai Denisson - foto), do Espiritismo, do Candomblé, do Islamismo, do Budismo, do Xintoísmo e da Igreja Luterana também fazem parte dessa comissão.


Na reunião, foi acordada a forma facultativa em que cada unidade estudantil escolhe em ter ou não o ensino religioso em sua grade curricular.

Pai D’Angiles enfatizou a importância do ensino religioso:

“A criança terá a oportunidade de aprender os valores religiosos, da fé, da espiritualidade, da liturgia e, consecutivamente, abandonar o preconceito e a intolerância religiosa intrínsecos no País que foi difundido desde a época da escravidão. Como líder religioso, considero um grande avanço para a sociedade para que o respeito à liberdade de escolha seja soberano”.


Bọwọ ni lati gba àwọn iyatọ. (Respeitar é aceitar as diferenças).

,

Axé!




17 visualizações0 comentário
WhatsApp-icon.png
bottom of page