Buscar
  • Paulo de Oxalá

Yawereté Ngo - Uma Fusão Afro e Indígena


O Brasil foi colonizado com a mistura de várias etnias, que enriqueceram a nossa cultura.

Em particular, os indígenas e os africanos contribuíram não só na época de toda a colonização como também no progresso de todos os ciclos de modernização do nosso país.


Inspiradas nessa fusão afro e indígena e promovendo o legado deixado pela visita ao Brasil da Rainha Diambi Kabatisuila (do povo Luba da República Democrática do Congo), que Cristiane Santos, Coordenadora da Oca Observatório Cultural das Aldeias, a estilista Marah Silva e a produtora Fabi Pantoja abrem, nesta quinta-feira, a vernissage Yawereté Ngo - Uma Fusão Afro e Indígena.


O objetivo do evento é contar ao público a história de cada peça usada no desfile e de toda trajetória da comitiva da Rainha. A festividade contará ainda com a participação de diversas personalidades da cultura afro e indígena, dentre elas, o Sacerdote Taata Nkise Lêmba Dyala, da casa Muna Nzo Kongo Dy Mayala Mavuembo (reconhecida como casa ancestral da Rainha).


Cristiane, anfitriã e representante da Rainha no Rio de Janeiro, contará como foi feita a agenda e falará dos legados espirituais e culturais deixados como frutos dessa parceria. Já os modelos contarão sobre a experiência de desfilar para representantes da realeza da República Democrática do Congo.


Olódùmarè ko ṣe àwọn ìdàpọ̀, ṣe ènìyan! (Deus não fez raças, fez seres humanos!).


Axé!


Serviço:

Yawereté Ngo – Uma Fusão Afro e Indígena, nesta quinta-feira, 11 de abril, às 19h, no Atelier Bonifácio, Rua do Senado 49, Centro/RJ.


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
WhatsApp-icon.png