Salvador - 470 anos de magia, cultura e fé!
Fundada em 29 de março de 1549 por Tomé de Souza e batizada de ‘São Salvador da Bahia de Todos os Santos’, Salvador deu início a construção sociocultural do Brasil, resultando no padrão brasileiro, conhecido mundialmente, como um povo alegre, vibrante e cheio de fé.
Em Salvador, os africanos foram fundamentais nas instaurações de comportamentos e na organização do Candomblé, que se propagou pelo país através da fundação do Terreiro da Barroquinha (transferido para o Engenho Velho). Do Candomblé do Engenho Velho nasceram dois Terreiros que se tornaram matrizes de vários outros pelo Brasil: o Àṣẹ Òpó Àfọ̀njá e o Gantois.
Salvador também tem o Bogun, Terreiro de etnia Jeje e o Tumba Junçara, etnia bantu. E foi na rua da Goméia que João Alves de Torres Filho (Pai João da Goméia) fundou seu primeiro Terreiro.
Também em Salvador, nasceu Filhos de Gandhy, o maior Afoxé do Brasil, que neste ano completou 70 anos de fundação. Vale ainda ressaltar os blocos afros Ilê Aiyê, Ara Ketu, Olodum, Timbalada e tantos outros que enriquecem a cidade de cultura. Cidade que inspira arte, brilho e muito sorriso.
Gilberto Gil já declarou que Salvador tem terra sagrada, que é a cidade mãe, útero e fonte na nossa nacionalidade. Carlinhos Brown, por sua vez, a descreve como uma cidade multicor, onde a sereia canta e o sol se banha.
Salvador é isso: cultura, magia e fé!
Ìyẹ̀dun o Salvador! (Feliz Aniversário, Salvador!)
Axé!