Buscar
  • Paulo de Oxalá

O Axé das folhas do Sítio Burle Marx


Localizado em Barra de Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro, o sítio Roberto Burle Marx foi adquirido pelo paisagista no final dos anos 40. Ele se mudou para lá em 1973 e, em 1985, fez a doação de toda a área e do acervo para criação de um museu. Burle Marx continuou morando no local, trabalhando, produzindo, fazendo a sua arte, até morrer, em 1994. Em 2000, o sítio foi tombado pelo Iphan, como Patrimônio Cultural Brasileiro.


Candidato a Patrimônio Mundial pela Unesco, em uma seleção que será analisada em junho, na cidade de Baku, no Azerbaijão, o sítio tem uma área de mais de 400 mil metros quadrados e possui sete edificações, cinco espelhos d’água, e um acervo com mais de três mil espécies de plantas, sendo considerado como uma das mais importantes coleções de plantas vivas do mundo.


A vegetação nativa do sítio constitui-se de espécies pertencentes ao manguezal, à restinga e à Mata Atlântica.


Dentre as centenas de espécies de vegetais que compõem o acervo de Burle Marx, muitas são usadas nos rituais dos Orixás, tais como: - fícus gomelleira ou gameleira branca que pertence a Ìrókò - newboudia leavis ou akòko que pertence a Èṣù, Ògún, Ọ̀ṣọ́ọ̀sí, Ọ̀sányìn, Ọya e Egúngún - victória amazônica ou vitória régia que pertence a Ọ̀ṣun - hymenaea courbart ou jatobá de Ògún - arecaceaeis palmeiras de Òṣùmàrè.


Pela tradição yorubá, as plantas têm o axé, a força pura da natureza, por isso o tradicional ditado: "Kò sí ewé kò sí Òrìṣà" (Sem folha não há Orixá).

Todo esse axé e muito mais pode ser desfrutado nesse grande patrimônio deixado pelo grande mestre das paisagens!


O Sítio Burle Marx fica na Estrada Roberto Burle Marx, 2.019, Barra de Guaratiba, Rio de Janeiro.


Kò sí àwọn ewé kò sí èémí! (Sem as folhas não há vida!)

Axé!



14 visualizações

Todos os Direitos Reservados a Paulo de Oxalá

R. das Laranjeiras, Rio de Janeiro - RJ

+55 (21) 2556-9009

+55 (21) 99400-7107

paulodeoxala@uol.com.br

Tags: Babalorixá, Simpatia, Búzios, Tarot e numerologia

  • Instagram ícone social
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Basic Square
WhatsApp-icon.png