Tributo a Makota Valdina na TVE Bahia, será exibido em uma série de programas
Em homenagem à educadora e líder religiosa, Valdina de Oliveira Pinto, conhecida como Makota Valdina, que faleceu na madrugada da última terça-feira (19), em Salvador, a TVE Bahia vai exibir algumas produções com participação da ativista, referência na luta contra o racismo e intolerância religiosa e na preservação e valorização do patrimônio cultural afro-brasileiro.
Nesta sexta-feira (22), às 22h15, a emissora exibe o documentário ‘O que aprendi com minhas mais velhas’. A obra fala sobre a fé no candomblé e como essa fé é transmitida de geração em geração. Já em ‘O samba que mora aqui’, Makota esclarece, entre outras questões, os ritmos existentes nos terreiros de nação Angola, sobretudo o Cabula. A exibição é no sábado (23), às 20h30.
Ainda como parte das homenagens, a TVE exibe o Polêmicas Contemporâneas com Makota Valdina falando sobre ‘Tecnologias Modernas e o Candomblé’. A exibição inédita vai ao ar segunda-feira (25), às 22h15.
Na quarta-feira (27), às 21h15, o programa Perfil e Opinião vai relembrar mais uma participação da militante na TVE. Gravado no Dia da Consciência Negra, em 2013, Makota reforça a importância do poder da fala.
O Soterópolis desta quinta-feira (21) também reservou uma parte do programa e vai dedicar um momento à Makota.
Valdina de Oliveira Pinto foi iniciada no Candomblé nos anos 70, recebendo o cargo de Makota (assistente de sacerdote na Nação Angola). Nessa época começou sua luta contra o preconceito e o racismo, coincidentemente, era o mesmo ano de surgimento do Movimento Negro Unificado e do Ilê Aiyê.
TVE Bahia nas redes:
facebook.com/tvebahia
youtube.com/tvebahia
twitter.com/tvebahia
instagram.com/tvebahia
Serviço:
Soterópolis: Quinta-feira (21), às 21h15
O que aprendi com minhas mais velhas: Sexta-feira (22), às 22h15
O samba que mora aqui: Sábado (23), às 20h30
Polêmicas Contemporâneas: Segunda-feira (25), às 22h15
Perfil e Opinião: Quarta-feira (27), às 21h15