Buscar
  • Paulo de Oxalá

Tributo a Makota Valdina na TVE Bahia, será exibido em uma série de programas


Em homenagem à educadora e líder religiosa, Valdina de Oliveira Pinto, conhecida como Makota Valdina, que faleceu na madrugada da última terça-feira (19), em Salvador, a TVE Bahia vai exibir algumas produções com participação da ativista, referência na luta contra o racismo e intolerância religiosa e na preservação e valorização do patrimônio cultural afro-brasileiro.


Nesta sexta-feira (22), às 22h15, a emissora exibe o documentário ‘O que aprendi com minhas mais velhas’. A obra fala sobre a fé no candomblé e como essa fé é transmitida de geração em geração. Já em ‘O samba que mora aqui’, Makota esclarece, entre outras questões, os ritmos existentes nos terreiros de nação Angola, sobretudo o Cabula. A exibição é no sábado (23), às 20h30.


Ainda como parte das homenagens, a TVE exibe o Polêmicas Contemporâneas com Makota Valdina falando sobre ‘Tecnologias Modernas e o Candomblé’. A exibição inédita vai ao ar segunda-feira (25), às 22h15.


Na quarta-feira (27), às 21h15, o programa Perfil e Opinião vai relembrar mais uma participação da militante na TVE. Gravado no Dia da Consciência Negra, em 2013, Makota reforça a importância do poder da fala.


O Soterópolis desta quinta-feira (21) também reservou uma parte do programa e vai dedicar um momento à Makota.


Valdina de Oliveira Pinto foi iniciada no Candomblé nos anos 70, recebendo o cargo de Makota (assistente de sacerdote na Nação Angola). Nessa época começou sua luta contra o preconceito e o racismo, coincidentemente, era o mesmo ano de surgimento do Movimento Negro Unificado e do Ilê Aiyê.

TVE Bahia nas redes:

facebook.com/tvebahia

youtube.com/tvebahia

twitter.com/tvebahia

instagram.com/tvebahia



Serviço:

Soterópolis: Quinta-feira (21), às 21h15

O que aprendi com minhas mais velhas: Sexta-feira (22), às 22h15

O samba que mora aqui: Sábado (23), às 20h30

Polêmicas Contemporâneas: Segunda-feira (25), às 22h15

Perfil e Opinião: Quarta-feira (27), às 21h15


10 visualizações

Todos os Direitos Reservados a Paulo de Oxalá

R. das Laranjeiras, Rio de Janeiro - RJ

+55 (21) 2556-9009

+55 (21) 99400-7107

paulodeoxala@uol.com.br

Tags: Babalorixá, Simpatia, Búzios, Tarot e numerologia

  • Instagram ícone social
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Basic Square
WhatsApp-icon.png