Afoxé Ọmọ Ifá leva para as ruas: o Àkàsà pela paz
O Àkàsà é a única oferenda aceita por todos os Orixás no intuito de tranquilizar, amenizar situações ruins, por isso é reconhecido como um alimento de paz.
E é exatamente exaltando esse alimento e pedindo paz para o mundo, que o Afoxé Ọmọ Ifá leva para as ruas o Carnaval da Paz.
A agremiação, que tem como presidente o Bàbáláwo Sandro Fatorerá, segue precisamente os princípios de Òrúnmìlà sobre igualdade e harmonia, é nesse intuito, que vem apresentar ao público seu pedido de paz para o mundo.
Mãe Paula de Ọdẹ, vice-presidente do Ọmọ Ifá, diz que vivemos sobressaltados, em momentos difíceis, com notícias trágicas a todo instante.
“Essa violência descabida atinge a todos nós, por isso a causa pela paz é de todos. E o Afoxé Ọmọ Ifá conclama a todos para virem de branco, somar conosco na busca de harmonia. Chega de violência! Chega de guerra! O mundo pede e quer paz!”
Fundado em 2015, o Afoxé Ọmọ Ifá tem como símbolo o camaleão, um animal adaptável a qualquer situação, cujas suas cores são: terracota que simboliza movimento, verde que simboliza esperança e o branco que simboliza a paz. Este é o 4º carnaval do Afoxé que neste ano, além da ala da paz, (onde todos estarão de branco) trará também a ala Ọmọ Ifá Mirim, onde as crianças também poderão participar do Carnaval da Paz, acompanhadas de seus pais.
Cantiga: Àkàsà da paz (Tema do Afoxé Ọmọ Ifá 2019)
De: Wander Timbalada e Sandro Fatorerá
Oxalá me guarde que eu sou seu filho
Canto e peço a paz amor e união
Chega de maldade salve a humanidade
Reformule o mundo traga salvação
O homem tem que ser igual
Prá vencer a semente do mal
Na fé e luz do criador
Tirando as mazelas da vida
O Afoxé Ọmọ Ifá chegou
Com um Àkàsà de paz e amor
Salve a vida segue a vida
Com muito axé prazer e esperança
Serviço:
Desfile do Afoxé Ọmọ Ifá, hoje, sábado 23 de fevereiro. Concentração às 17h, na Praça Tobias Barreto, Vila Isabel/RJ.
Amanhã, domingo, 24 de fevereiro, às 18h, o Afoxé Ọmọ Ifá participa da Abertura Oficial do Carnaval 2019 do Rio.
Axé!