Buscar
  • Paulo de Oxalá

Baianas de Acarajé são homenageadas pelo Rio Zoo


O famoso acarajé, bolinho feito de massa do feijão-fradinho, temperado com cebola e sal e frito no azeite de dendê, já foi exaltado em versos e música por Dorival Caymmi.


O acarajé é uma das principais oferendas de Yansã, Orixá dos ventos e tempestades. Na língua yorùbá, o nome desse bolinho é àkàrà (pão), que foi acrescida aqui no Brasil, com o verbo jẹ (comer), o que resultou no àkàràjẹ (acarajé) ou comer àkàrà.


Foi no século XVIII que o acarajé passou a ser comercializado em tabuleiros junto com outros quitutes, nas vias públicas de Salvador, por mulheres de origem africana.


Todas as iguarias, e em particular o acarajé, caíram no gosto popular. Assim, essas mulheres, independentes dos nomes próprios, passaram a serem chamadas de baianas de acarajé. Elas migraram para todo o país com os seus pratos, que expressam a riqueza da cultura afro-brasileira.


O acarajé foi tombado em 2004 pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como patrimônio nacional e imaterial. Já as baianas de acarajé têm o seu Dia Nacional comemorado, anualmente, em 25 de novembro.


No Rio de Janeiro, o Dia Municipal das Baianas de Acarajé é comemorado oficialmente no dia 02 de fevereiro, que pelo calendário religioso afro-brasileiro é dedicado à Yemanjá, a rainha das águas. Como muitas dessas baianas são Yalorixás ou filhas de santo de terreiros de Candomblé, elas não conseguiriam participar de ambos eventos. Desta forma, o Rio Zoo, com a salvaguarda do IPHAN, decidiu realizar neste sábado, 09 de fevereiro, a Homenagem às Baianas de Acarajé da Cidade Maravilhosa.


Segundo Chico Cereto, assessor de imprensa do IPHAN, o principal objetivo dessa homenagem é manter a tradição das baianas de acarajé. "Essa parceria do IPHAN com o Rio Zoo para a realização desse evento é mais uma ação de salvaguarda promovida em prol do ofício das baianas de acarajé, reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil desde 2008. Desenvolver trabalhos desse tipo, divulgando essa atividade e sua história, é zelar para que a memória desse ofício não se perca e se torne ainda mais conhecido no campo dos saberes e fazeres diretamente ligados à nossa cultura."


Lààyè awọn ìwà wa! (Viva as nossas tradições!)


Axé!


Programação do Dia Municipal das Baianas de Acarajé, neste sábado, dia 09 de fevereiro, das 11h às 16h, em frente ao Jardim Zoológico do Rio de Janeiro. Avenida Pedro II, s/n, Quinta da Boa Vista, São Cristóvão/RJ.


11h às 16h: Baianas de Acarajé em Food Trucks.


12h: Samba da Cabaça.


14h: Filhas de Samba.


15h: Afoxé Filhos de Gandhi RJ.





5 visualizações

Todos os Direitos Reservados a Paulo de Oxalá

R. das Laranjeiras, Rio de Janeiro - RJ

+55 (21) 2556-9009

+55 (21) 99400-7107

paulodeoxala@uol.com.br

Tags: Babalorixá, Simpatia, Búzios, Tarot e numerologia

  • Instagram ícone social
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Basic Square
WhatsApp-icon.png