Salve! Hoje é dia de Yemanjá, a Soberana das águas
Yemanjá, em yorùbá Yemọja, é originária de Ibará, região metropolitana da cidade de Abẹ́òkúta na Nigéria. Lá, Yemanjá é cultuada na nascente que dá origem ao rio Ògùn (nada a ver com o Orixá da Guerra), por isso que sua saudação é Odò Ìyá! (Mãe do Rio!)
Aqui no Brasil, Yemanjá foi associada ao mar. Na África, a Divindade do mar é Olókun (mãe de Yemanjá). Pela imensa extensão litorânea do nosso país, Yemanjá é um dos Orixás mais conhecidos e reverenciados. Os pescadores a cultuam com lindas procissões de barcos, e associam o seu poder a boa pesca e ao mar tranquilo.
Seu nome Yemọja deriva de: Yèyé = mãe, ọmọ = filhos, ẹja = peixes (mãe dos filhos peixes).
Ela é chamada de Ìyá Orí (mãe de várias cabeças) porque é tida como mãe de vários Orixás, dentre eles, Ọmọlu. E em homenagem a Ọmọlu, ela dança o Opanijẹ (ritmo sagrado de Ọmọlu).
Yemanjá simboliza o poder feminino que harmoniza a família e direciona a todos. Seus filhos são protetores, enérgicos, prestativos e imprevisíveis como o mar.
Seu símbolo é o abẹ̀bẹ̀ ẹja (leque com a figura de um peixe). Seu dia de culto é o Sábado, que é ideal para magias de amor. Suas cores são: o branco, verde, azul-claro e o prateado, cores que proporcionam entendimento familiar e atraem prosperidade. E sua principal oferenda é o egbo ẹja: peixe com milho branco.
Banho de proteção com a força de Yemanjá:
Macere em meio balde com água, manjericão, saião e rosas brancas. Coe e jogue este banho da cabeça aos pés. Vista-se com roupas claras.
Para agradar Yemanjá:
Jogue ao mar, pétalas de rosas brancas misturadas com arroz.
Aqui no blog, você confere as festas de Yemanjá que acontecem hoje, no Rio de Janeiro e em Salvador.
Àyaba wo Ńlá Bùkún Òní àti Láíláí! Kíkí Yemọja! (Que a Grande Mãe Rainha nos Abençoe Hoje e Sempre! Salve Yemanjá!)
Axé!
Odò Ìyá!