Buscar
  • Paulo de Oxalá

Festas de Yemanjá começam hoje; confira a programação no Rio e em Salvador


Yemanjá é um dos Orixás mais reverenciado e conhecido dos cultos de matrizes africanas. Uma das grandes razões dessa simpatia popular é a imagem utilizada pela Umbanda para representar esse Orixá.


Segundo o Ogan e escritor José Beniste, a imagem de Yemanjá usada pela Umbanda, da mulher pairando sobre as ondas, foi criada na década de 50 como uma forma da Dra. Dallas Paes Leme ser homenageada pelo marido. Ela era magra e tinha traços indígenas, por isso o quadro que foi pintado a óleo era de uma mulher morena de cabelos longos e negros. Esse quadro percorria casas e terreiros, dentre os quais o de Benjamin Figueiredo, da Tenda do Caboclo Mirim e a casa de Alziro Zarur, que na época era ligada ao espiritismo.


A partir da inspiração nesse quadro é que escultores confeccionaram as imagens que conhecemos, que são reproduzidas e reverenciadas na atualidade.


Diferente da imagem de uma mulher magra na Umbanda, no Candomblé Yemanjá é tida como mãe de vários Orixás e é representada pela imagem de uma mulher negra forte e de seios fartos, chamada de Olómó (Senhora de grandes seios). Seu nome origina-se de: Yèyé = mãe, Ọmọ = filhos e Ẹja = peixes; “Yemọja” (mãe dos filhos peixes). Na Nigéria, seu culto é feito na fonte de um afluente do rio Ògùn (não tendo nenhuma relação ao Orixá Ògún - Divindade da guerra).

O jeito maternal e o temperamento doce ajudam a estabelecer Yemanjá à imagem de uma mãe enérgica, porém bondosa e voltada inteiramente para os filhos.


Fato é que a imagem da Yemanjá brasileira se tornou tão popular que se incorporou às nossas tradições, servindo como referência ao Culto Afro-brasileiro em várias partes do mundo, incluindo a própria África.


Em todo o Brasil, as homenagens a Yemanjá atraem uma multidão que leva suas oferendas com muita fé para a Mãe das Águas.


No Rio de Janeiro, o costume do réveillon nas praias homenageando Yemanjá se consolidou nos anos 70, com praticantes da Umbanda que iam às praias da Ilha do Governador e de Copacabana, para saudar a chegada do novo ano com oferendas para Yemanjá. A partir daí, tornou-se um hábito em todo o Estado do Rio de Janeiro, os Terreiros levarem seus adeptos para as praias para as "Giras" (danças e cânticos em louvor as Entidades e Orixás) na passagem do ano.


Já em Salvador, devido à escassez de peixe em 1923, um grupo de pescadores resolveu oferecer presentes a Senhora de todas as águas, pedindo boa pescaria. Como foram atendidos, decidiram que todos os anos fariam homenagens a Yemanjá. Desde então, todo o dia 02 de fevereiro, a Colônia de Pescadores de Salvador junto com adeptos do Candomblé se reúnem para louvar a Grande Mãe.



Programação das Festas de Yemanjá no Rio de Janeiro:


55º Presente de Yemanjá do Afoxé Filhos de Gandhi/RJ: Concentração e vigília hoje, às 22h, no Caís do Valongo.

00:00h de amanhã, sábado, Xirê.

Às 5h, início do Cortejo.

Às 8h30, na Praça Mauá, Cortejo saindo para Baía de Guanabara, para realização do Presente a Yemanjá.


7º Presente a Yemanjá, sábado, às 10h, no Pier do Posto 1, da Av. do Pepê, Praia dos Amores, Barra da Tijuca/RJ. Realização: Produtor Ofarerê Israel Evangelista e Associação dos Pescadores Livres e Amigos da Barra da Tijuca e Adjacências.


A Escola de Samba Renascer de Jacarepaguá, que neste ano de 2019, apresentará na Avenida o enredo: ‘Dois de Fevereiro no Rio Vermelho’, fará uma homenagem a Yemanjá, sábado, às 7h, no Posto 3, da Praia de Copacabana. Assistência religiosa do Babalorixá Flávio Costa.


Louvação a Yemanjá na Praia Vermelha do Centro Umbandista Abaça de Obaluaiyê, sábado, às 22h, na Urca/RJ.


Festa de Yemanjá com Ojé Braga, sábado, às 17h, na Rua Curuça, s/n, Lt 32, Q 20, Jardim Olavo Bilac, Duque de Caxias/RJ.


9ª Procissão de Yemanjá da Praia de Mauá, sábado, às 16h, na Praia do Anil, Mauá, Magé/RJ.


Barco de Fé a Yemanjá, sábado, às 16h, na Estrada dos Bandeirantes, n.27.585, Vargem Grande/RJ.


Presente de Yemanjá, sábado, às 17h, na Praia de Icaraí, (altura da Rua Mariz e Barros), Niterói/RJ.


Primeiro Presente de Yemanjá de Gragoatá, sábado, às 9h, na Praia de Gragoatá, Niterói/RJ.


Procissão de Yemanjá de Bacaxá, sábado, às 8h30, Saquarema/RJ.


Presente as Àguas e Procissão de Yemanjá, sábado, às 9h, na Praia do Forte, Cabo Frio/RJ.


Presente de Yemanjá, In Memorian a Oyá Gindê, sábado, às 10h, na Praia do Cordeirinho, Maricá/RJ.




Domingo, dia 10 de fevereiro no Rio de Janeiro:


25º Presente de Yemanjá de Sepetiba, domingo, 10/02, às 9h, na Praia do Recôncavo. Coordenação de Paulo Mendonça.


10º Presente de Yemanjá de São Gonçalo, domingo, 10/02 às 9h, na Praia das Pedrinhas em São Gonçalo/RJ.



Programação da Tradicional Festa de Yemanjá, de 02 de fevereiro, no Rio Vermelho, em Salvador:


Sexta-feira (1º), 7h: a abertura do Caramanchão, local onde são colocados os presentes, ao lado da Colônia de Pescadores Z1, próximo ao Largo de Santana.


Sábado (2), 2h30: antes das homenagens à Yemanjá, devotos saúdam Oxum, às 2h30, no Dique do Tororó.


Sábado (2), 5h: alvorada de fogos de artifício marca a chegada do presente principal ao Rio Vermelho. Durante todo o dia, uma enorme fila se forma para a entrega dos presentes.


Sábado (2): durante à tarde bares e estabelecimentos situados no perímetro da festa promovem eventos e oferecem pratos diversos, principalmente, a tradicional feijoada.


Sábado (2), 15h30: procissão para a entrega do presente no mar (que é mantido em segredo pela Colônia de Pescadores) e dos cerca de 600 balaios com oferendas depositadas pelos devotos e admiradores.


Sábado (2), 18h: encerramento da festa religiosa, mas a parte popular da festa segue durante a noite até às 22h. O dia ainda é marcado por diversas manifestações culturais, como rodas de capoeira, samba de roda e grupos de bairro.


Axé!


Odó Ìyá!


Salve Yemanjá!


Fontes: Agen Afro e Portal Bahia





16 visualizações

Todos os Direitos Reservados a Paulo de Oxalá

R. das Laranjeiras, Rio de Janeiro - RJ

+55 (21) 2556-9009

+55 (21) 99400-7107

paulodeoxala@uol.com.br

Tags: Babalorixá, Simpatia, Búzios, Tarot e numerologia

  • Instagram ícone social
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Basic Square
WhatsApp-icon.png