Colina Sagrada é revitalizada para a Lavagem do Bonfim
Hoje, acontece em Salvador, a tradicional lavagem das escadarias da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim. Essa festa é considerada uma das maiores manifestações populares da Bahia.
A lavagem da igreja teve início em 1773, quando um grupo de nagôs lavaram as escadarias como parte dos preparativos para a festa do Senhor do Bonfim. Esse gesto teve repercussão entre os afrodescendentes da época que denominaram a festa de “Lavagem do Bonfim”. Assim, passaram a realizá-la anualmente, associando essa homenagem a Oxalá, Orixá da criação e da paz.
A festa faz parte do calendário de eventos da Prefeitura de Salvador e costuma reunir mais de um milhão e meio de pessoas.
Neste ano, a Praça do Largo do Bonfim foi ampliada, dando a sensação de continuidade das escadarias da igreja. Toda a pavimentação do local passou a ser composta por mosaico e grafismos marcados no piso em pedra portuguesa. As obras valorizaram ainda mais a beleza e os aspectos históricos e religiosos da Colina Sagrada.
Eu conversei com David Costa, diretor social da Seção Salvador da Associação Brasileira da Industria de Hotéis da Bahia, que comemorou a revitalização da Colina Sagrada: “É um maravilhoso momento para Salvador que potencializa o turismo e estimula a fé! ”
Como sempre, o festejo começa a partir das 6h da manhã em frente à Igreja da Conceição da Praia, onde acontece um Culto Ecumênico. Depois, dá-se início a uma caminhada de 8 km até a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim.
Òṣàlá Òrìṣà ńlá jọba nípa gbogbo! (Oxalá, o grande Orixá que reina sobre tudo!)
Axé!
Foto: Secretaria de Segurança Pública da Bahia/Divulgação